As próximas semanas vão ser decisivas para os fabricantes de automóveis. Estes vão estar envolvidos em conversações com a Comissão Europeia, numa tentativa de conseguir uma saída para a crise.
in Euronews, por Arató László & Sertaç Aktan, 30-01-2025
Menos restrições, burocracias e diminuição dos custos de produção: é esta a fórmula dos fabricantes de automóveis para o setor ser mais competitivo e inovador. Isto numa altura em que a Comissão Europeia lançou um diálogo estratégico com todos os intervenientes na indústria.
“Precisamos de garantir que a Europa como um todo se torna mais competitiva a nível global para poder competir com a China e os EUA”, diz Sigrid de Vries, diretora-geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), numa entrevista à Euronews.
“Reduzir os custos de energia e os encargos regulamentares é crucial. Precisamos de agilizar as licenças e remover as barreiras que impedem o progresso, concentrando-nos menos em ditar regras e mais em incentivar o crescimento.”
O setor está a enfrentar umatempestade perfeita com energia a preços elevados, concorrência feroz por parte dos fabricantes do Oriente e uma transição muito dispendiosa para os automóveis elétricos. Esta situação tem levado os fabricantes a decidir fechar fábricas e despedir trabalhadores.