A Afia
afia-logo

A AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel é a Associação portuguesa que congrega e representa nacional e internacionalmente, os fornecedores para a indústria automóvel.

MISSÃO

A AFIA foi fundada em 1979, como associação autónoma, a partir da 78ª secção da Associação Industrial Portuguesa, que congregava, desde 1966, os fabricantes nacionais de componentes, peças e acessórios para automóveis.

VISÃO

  • Dinamizar a competitividade das indústrias ligadas ao sector;
  • Sendo o seu porta-voz junto das autoridades industriais e públicas e os media, tanto em Portugal como no estrangeiro;
  • Estabelecendo encontros que permitam a troca de informação e o estreitamento de relações entre os vários parceiros envolvidos;
  • Fomentando actividades com vista ao aumento de competência e apoiando a internacionalização das empresas.

A Sede da AFIA é no Porto, porque na data da sua fundação (1979) a grande maioria de fabricantes de componentes estava instalada no Norte do País. Actualmente a situação é ligeiramente diferente, podendo mesmo dizer-se que os fabricantes de componentes se encontram distribuídos por todo o País, com especial incidência nos Distritos de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal.

MEMBRO CLEPA

clepa-logo

Logo após a sua fundação, a AFIA aderiu, como observador à CLEPA (Associação Europeia dos Fabricantes de Componentes para Automóveis), tendo sido tornado membro de pleno direito em 1986, aquando da integração de Portugal na então CEE.

A AFIA mantém, ainda, estreitas relações de colaboração com outras Associações congéneres, nomeadamente:

sindipecas-logo

SINDIPEÇAS - Brasil

sindipecas-logo

AMICA - Marrocos