Os trabalhos de adaptação da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, para a produção da versão híbrida do modelo T-Roc já começaram. Para este ano, os trabalhadores têm em cima da mesa uma proposta de aumento salarial de 6,8%
in Expresso, por Vítor Andrade, 14-03-2024
A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, já estabeleceu o seu objetivo de produção para 2024: fabricar 230.550 automóveis do modelo T-Roc, apesar de ter de efetuar uma paragem técnica de cerca de seis semanas, sensivelmente a meio do verão. A meta implica um crescimento de 4,7% face às cerca de 220 mil unidades fabricadas em 2023.
O objetivo de produção para este ano não é o mais alto de sempre, no entanto. Em 2019 a fábrica portuguesa da Volkswagen produziu mais de 250 mil automóveis. Mas a fasquia para este ano está muito próxima do registo de 2022, quando a unidade de Palmela produziu 231 mil unidades, no seu segundo melhor registo de sempre.
PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS DA AUTOEUROPA
Veículos fabricados por ano, em milhares
Regra geral, a fábrica de Palmela realiza uma paragem para férias no mês de agosto mas este ano, devido à preparação das instalações para a produção da nova versão híbrida do Volkswagen T-Roc, vai ter de fechar as portas por mais tempo, pois, segundo fontes da empresa, “vai haver alterações estruturais na fábrica”.
PREPARAR O T-ROC HÍBRIDO JÁ A PENSAR NO ELÉTRICO
Aliás, de acordo com as mesmas fontes, os trabalhos de remodelação da fábrica vão já deixar a linha de montagem apta para a produção do modelo elétrico que se seguir, embora sem datas calendarizadas.
Os trabalhos de adaptação da Autoeuropa já tiveram início, segundo aquelas fontes, a começar pela secção de pintura, que “vai ficar ainda mais amiga do ambiente”.
Ainda no âmbito das mudanças na linha de produção do Volkswagen T-Roc, a caminho da sua ‘hibridização’, os trabalhadores da Autoeuropa poderão beneficiar de um prémio, por objetivos, que pode ir até aos 6000 euros, no triénio 2024/26.
PRÉMIO DE 6000 EUROS A DIVIDIR POR TRÊS ANOS
Isso equivale a cerca de 2000 euros por ano, compensação que algumas fontes da empresa contactadas pelo Expresso consideram “muito significativa” e que se integra num pacote de negociações salariais (ainda sujeito a votação em plenário dos trabalhadores) que irá proporcionar um aumento de 6,8% já em 2024, com um aumento mínimo de 100 euros.
Para os dois anos seguintes também já ficou acordada uma atualização salarial de 2% em 2025 e de 2,5% em 2026, mas sempre na condição de, se a inflação disparar, ficar garantido que o aumento dos salários seja acompanhado com um acréscimo de 0,5%.
Estes aumentos garantem também que, se a inflação descer abaixo de 1,5% em 2024 ou de 1,8% em 2025, ou mesmo se for negativa, existe sempre um aumento de 2% e de 2,3% em 2025 e 2026, respetivamente.
AINDA HÁ CERCA DE 100 TRABALHADORES TEMPORÁRIOS
O Expresso apurou que, desde o início deste ano, foram já integrados 20 trabalhadores precários/temporários nos quadros da empresa, sendo que ainda há cerca de 100 nesta situação. Por outro lado, e segundo fontes da empresa, “vão ser desbloqueadas carreiras e níveis salariais”,
As mesmas fontes garantem que, para 2024, não estão previstas saídas de pessoal, a não ser alguns casos isolados devido à proximidade da idade da reforma.
Apesar de confrontada com o Expresso sobre uma data para o lançamento do novo T-Roc híbrido, a administração da Autoeuropa nada quis adiantar, por não haver, por enquanto, “nada de concreto”.
A Autoeuropa emprega cerca de 5000 pessoas, é a maior empresa industrial em Portugal e responde por cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto nacional. Em 2023, apesar da paragem forçada devido à falta de uma peça fulcral para equipar os motores, a fábrica de Palmela produziu 220.100 carros do modelo T-Roc, tendo a Europa o principal mercado de destino.