No mês de setembro, as exportações de componentes para automóveis voltaram a cair registando 994 milhões de euros, menos 4,1% relativamente a 2024.
in AFIA, 11-11-2025
De acordo com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações da indústria portuguesa de componentes para automóveis diminuíram 4,1% em setembro em termos homólogos, contrastando com a subida de 14,3% do total das exportações nacionais de bens no mesmo mês. Ainda assim, o setor mantém um peso de 14,7% nas exportações de bens transacionáveis.
Em termos de valor, as vendas ao exterior no mês de setembro situaram-se na ordem dos mil milhões de euros (994 M€). No período entre janeiro e setembro de 2025, as exportações de componentes totalizaram 8,9 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 3,7% relativamente ao mesmo período de 2024.
Relativamente às áreas geográficas, a Europa absorveu 88,4% das exportações no acumulado até setembro (-3,6% face a 2024), enquanto a América representou 5,6% (-11,7%). África & Médio Oriente situaram-se nos 4,4% (+15,8%) e a Ásia & Oceânia nos 1,5% (-18,9%). Na análise por países, Espanha reforça a liderança com 29,0% de quota (+0,2%), seguida da Alemanha com 22,1% (-10,9%) e França com 8,6% (-0,8%). Os EUA registam 4,4% (-14,2%) e o Reino Unido 3,9% (-12,2%), ambos a registarem quebras. Destaca-se, no entanto, o dinamismo da Roménia (+30,8%), Marrocos (+27,6%) e Turquia (+17,6%), que demonstram resultados positivos. Em termos trimestrais, o terceiro trimestre de 2025 apresentou uma variação homóloga de -6,3%.
A evolução recente espelha os desafios que têm vindo a afetar a competitividade da indústria europeia com uma pressão regulatória e incerteza normativa, volatilidade da procura e das cadeias de abastecimento, intensificação da concorrência internacional (nomeadamente de geografias com menores custos e forte apoio estatal), bem como déficit em áreas criticas da tecnologia e custos financeiros exigentes relacionados com os investimentos na transição energética, digitalização, automação e requalificação de trabalhadores.
“Os números de setembro continuam a mostrar a ligação a projetos europeus e de empresas europeias a produzir fora da Europa, mas também deixam um alerta: sem competitividade, Portugal e a Europa arriscam perder terreno nas cadeias globais de valor. Na semana anterior reunimos o setor para a 12ª Automotive Industry Week e, foi evidente que todos concordamos que precisamos de estabilidade legislativa, custos de contexto mais baixos e execução mais rápida dos programas de apoio para acelerar o investimento em tecnologia, eficiência energética e qualificação. O setor exporta, cria emprego qualificado e é inovador, mas para continuar a crescer tem de poder produzir e investir em condições comparáveis às dos nossos concorrentes”, alerta José Couto, Presidente da AFIA.
De referir que os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de novembro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.
Para mais informações consultar o ficheiro pdf neste link.
SOBRE A AFIA
A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel é a associação portuguesa que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel.
A indústria de componentes para automóveis em Portugal agrega cerca de 360 empresas e emprega diretamente 63.000 pessoas. Fatura 14,3 mil milhões de Euros (ano 2024), com uma quota de exportação direta na ordem dos 85%.
Em termos de importância na economia nacional, representa 5,0% do PIB, 8,8% do emprego da indústria transformadora, 12,0% do valor acrescentado bruto da indústria transformadora, 14,8% do investimento total da indústria transformadora e 15,3% das exportações nacionais de bens transacionáveis.