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“Somos altamente exigentes connosco próprios!”, INDASA

A INDASAfez nos últimos anos um grande investimento na ampliação e modernização das instalações, o que permitiu aumentar a capacidade produtiva em 20%. Visitámos a empresa para falar com o responsável de Marketing, Tiago Matias, que nos contou um pouco mais sobre a evolução do negócio, as estratégias comerciais e os novos produtos que estão agora a lançar.

in Jornal das Oficinas, 18-05-2025


Fundada em 1979, a INDASA é hoje um player mundialmente reconhecido na área dos abrasivos e exporta 90% da sua produção, levando orgulhosamente para o mundo produtos nacionais. “Exportamos para mais de 100 países, tendo em consideração que, além de Portugal, temos oito filiais, 100% detidas por nós, em Espanha, Itália, Polónia, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América e Brasil. Só isto reflete o espírito de internacionalização dos nossos fundadores, que sempre olharam para a exportação como uma solução e como parte da visão da empresa. Podemos então dizer que a exportação sempre foi um grande driver do nosso negócio e é parte da razão do crescimento da nossa marca nos quatro cantos do mundo”, refere Tiago Matias, responsável de marketing da INDASA.

“Insatisfeitos por natureza”

Para acompanhar o crescimento da marca, que se encontra numa fase importante de desenvolvimento, a INDASA fez recentemente um avultado investimento interno, para alavancar ainda mais esta evolução. Assim, levaram a efeito mais um projeto de investimento, por serem, de acordo com Tiago Matias, “insatisfeitos por natureza”. A seu ver, “há sempre coisas para melhorar e investir em nós próprios”, algo que a empresa faz desde a sua fundação. A unidade produtiva cresceu de 25.000 para 31.000 m2, aumentando em 10.000 m2 a área coberta e passando a dispor de “uma nova área de picking, uma nova área de expedição, uma nova linha de fabrico, novas tecnologias transversais a todo o processo produtivo e novos armazéns automáticos”, conta-nos o responsável, explicando que estas obras permitiram aumentar em cerca de 20% a capacidade produtiva da INDASA. Associado ao projeto de investimento, a INDASA apostou também numa nova equipa de melhoria contínua, para “identificar momentos do nosso processo produtivo em que é possível melhorar”, afirma Tiago Matias. Em 2019, a empresa criou a insígnia Rhyno Goes Green, para comunicar, de forma mais estruturada, as iniciativas de redução da pegada ambiental da empresa, que já são feitas desde a sua fundação. Entre as muitas medidas já tomadas nesse sentido, o responsável de marketing salienta os painéis solares que alimentam a fábrica, a frota elétrica, o novo conceito de design na produção de embalagens primárias, e claro, a produção – há muitos anos – sem utilização de solventes”.

“Falamos para pessoas”

Numa época em que se sente cada vez mais a necessidade da digitalização, a INDASA mantém-se firme no caminho tradicional e continua a promover a proximidade aos clientes, na perspetiva de “melhorar a posição da empresa e da marca no mercado. Quando nos questionam se somos «business to business», ou «business to consumer», respondemos que somos «human to human» [pessoa para pessoa], falamos para pessoas. Temos uma expressão usada internamente que é «feet on the street» [pés na rua], que nos permite trabalhar diariamente esta ligação com os nossos parceiros no mundo inteiro e estar atentos ao que o mercado pede e introduzir essas necessidades de quem orbita à nossa volta, no nosso pipeline de desenvolvimento. O relacionamento presencial é, para nós, fundamental”, declara. Tiago Matias esclarece que a gama alargada de abrasivos que a INDASA tem atualmente é constituída pelos produtos “que o mercado exige”. Um dos vetores estratégicos, desde a fundação, foi o mercado da repintura automóvel, no qual hoje gozam de “uma imagem bastante positiva, mas isso não significa que não estejamos atentos a outras oportunidades noutros segmentos. Hoje podemos dizer que temos clientes e utilizadores que estão em várias indústrias: a construção e decoração, as madeiras, a indústria dos compósitos… é uma gama bastante variada e quanto mais tempo passar, maior será o nosso portefólio, porque o nosso mindset é dar ao mercado aquilo que realmente necessita”.

Aportar valor à oficina

Sendo a repintura automóvel uma indústria altamente competitiva, a INDASA tem-se focado em encontrar formas de aportar valor às oficinas, para que estas possam “fazer mais, com menos tempo”. Deste modo, desenvolveu o programa Process to Profit, para otimizar a rentabilidade das mesmas, garantindo-lhes uma maior eficiência operacional: “Fazemos um acompanhamento detalhado à oficina, ajustamos os procedimentos, os processos e os produtos de acordo com as necessidades, e medimos tudo, ao mais ínfimo pormenor, para que possamos perceber o que podemos ajustar, para que a operação da oficina seja mais eficiente”, diz-nos Tiago Matias. Por outro lado, a INDASA lançou no mercado um sistema inovador de copos de pintura, que traz uma utilização mais racional da tinta: “Distingue-se pelo sistema gravimétrico, que não usa um liner, o que permite que não haja desperdício de tinta, pois no que não é utilizado, coloca-se uma tampa, escreve-se o código da tinta e pode-se utilizar no dia seguinte”, explica o nosso entrevistado. O mesmo aproveita para mencionar a profícua parceria com a Evercoat, da qual faz “um balanço muito positivo, porque mais do que as questões comerciais, guia-nos o valor que podemos aportar à oficina. E sabemos que, misturando produtos Evercoat com produtos INDASA, todos os intervenientes saem a ganhar, sobretudo, a oficina”. Neste âmbito, Tiago Matias sublinha que, perante “a tendência de consolidação a que se assiste no mercado internacional, nós não abdicamos da nossa independência. Contudo, entendemos que uma boa forma de termos vantagem competitiva é com parcerias estratégicas, onde podemos acrescentar valor a toda a cadeia de abastecimento, desde o distribuidor ao utilizador final. E a Evercoat acaba por se integrar bastante bem neste entendimento, porque estamos a falar do líder mundial de betumes leves”, conclui.

Linha de ferramentas

Um dos lançamentos mais recentes da INDASA foi uma linha de ferramentas profissionais, a E-Series PRO X, que foram desenvolvidas dentro deste entendimento de “oferecer soluções premium que permitam ao profissional atingir o acabamento perfeito à primeira, sempre. E para isso ele precisa de abrasivos, de acessórios e de ferramentas de grande qualidade”, nota Tiago Matias, que adianta que o que esteve na génese da PRO X foi “apresentar um conjunto de ferramentas fiáveis, robustas e confortáveis que permitissem ao utilizador ganhar confiança no trabalho que está a fazer”. O responsável destaca a Smart Repair Kit, a primeira máquina a bateria da INDASA, que permite lixar e polir e que se vem juntar às lixadoras com órbitas de 3.0 mm e de 5.0 mm e à polidora, que “estão a ter um impacto muito positivo no mercado”, assegura.

INDASA Academy e INDASA Live

Mais do que um espaço, a INDASA Academy é um conceito que, segundo o responsável de marketing, “vai ao encontro do nosso slogan: «Perfect finish, we know how», o acabamento perfeito, nós sabemos como. E isto não é apenas um slogan; somos nós, de forma clara, a assumirmo-nos como somos especialistas nas indústrias em que operamos e como tal temos obrigação de transmitir esse conhecimento aos nossos parceiros e demonstrar como é que podem tirar mais rendimento dos produtos e soluções da INDASA. A INDASA Academy surgiu, então, como um centro de formação de excelência. Para além de Portugal, já temos academias no Reino Unido, na Polónia, na Itália, no Brasil e nos Estados Unidos da América, que até é a maior do grupo e foi inaugurada em setembro do ano passado. Só aqui em Aveiro, a INDASA Academy já recebeu parceiros de 56 países. Para além de poder oferecer formações aos nossos parceiros, “a INDASA Academy é bastante utilizada para efeitos de formação interna, nomeadamente nos estágios prévios ao lançamento de um novo produto” esclarece Tiago Matias. Em paralelo, a empresa desenvolve também o projeto INDASA Live, uma rúbrica de conteúdo que é uma forma diferente de promover a relação com os utilizadores finais, com o propósito de “sermos um bocadinho disruptivos e fazermos algo diferente”, diz-nos o nosso interlocutor, que explica que o INDASA Live tem vindo a “colocar pessoas à frente da câmara, que normalmente não estão lá. A título de exemplo, na última edição tivemos oportunidade de falar sobre o processo de desenvolvimento das novas linhas de produtos e contar ainda com feedback de utilizadores finais que estão a utilizar os mesmos produtos em várias partes do mundo, desde – por exemplo – a Polónia aos Estados Unidos da América”. O segundo capítulo já foi lançado em 2024 e, garante, “já estão a surgir ideias para o próximo”.

Marca «top of mind»

Há vários anos que a INDASA marca presença regular nos salões de aftermarket nacionais e internacionais, sendo já motivo de orgulho que “hoje em dia as pessoas já percorram os corredores à nossa procura, porque é connosco que querem falar”, comenta Tiago Matias, que olha para as grandes feiras como uma oportunidade de “nos podermos apresentar de forma forte e coerente, porque percebemos o impacto positivo que isso tem. São uma plataforma excelente de comunicarmos as novidades da INDASA, mas é também para estarmos com os parceiros de longa data, para fazermos novos amigos e para estarmos também atentos àquilo que a concorrência faz, naturalmente”, assume, mencionando que o objetivo agora passa por aumentar a projeção da marca, para que esta, de forma progressiva, passe a ser “marca «top of mind» no meio dos seus consumidores”.
No seguimento da parceria com o CEPRA, a INDASA patrocinou, pelo segundo ano consecutivo, a Worldskills Portugal, depois de já ter participado nos Worldskills Espanha, Reino Unido e até Abu Dhabi, “para ajudar no processo de desenvolvimento profissional de jovens, cumprir com o nosso desígnio de transmitir os nossos conhecimentos aos profissionais da próxima geração, sendo também uma forma de devolver à comunidade tudo aquilo que ela nos dá”, opina o responsável.

Crescer consolidadamente

A empresa aposta na comunicação regular com os clientes, quer seja com campanhas promocionais, ou press-releases, de forma a estar próxima da comunidade. Mantém o protoloco com o Caramulo Experience Center, que designa como um “conceito fabuloso e nós esperamos que tenha todo o sucesso do mundo. É um gosto podermos estar associados ao Caramulo Experience Center como Parceiro Fundador e, para nós, esta ligação entre duas grandes marcas nacionais do setor automóveltem sido bastante proveitosa”, comenta. Tiago Matias considera que 2025 “vai ser um ano de crescimento”, depois do lançamento de três novas linhas de produtos, “as E-Series PRO X, o Rhynogrip Mesh Line e o INDASA Mixing System. Queremos continuar este trajeto de crescimento consolidado e estarmos seguros dos passos que estamos a dar, para continuar a posicionar a INDASA enquanto marca de referência no setor e continuar a cultivar relações com as pessoas e com as entidades que nos querem bem”, finaliza.

 

 


 

 

 

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