A indústria automóvel internacional vai receber os componentes fabricados pela Karam Indústria em Viana, que investiu USD 6 milhões numa nova unidade no Pólo de Viana
in O País (Angola), 21-12-2015
A Karam Indústria, empresa especializada no fornecimento de produtos acabados para a indústria automóvel, nomeadamente pistões para motores e jantes de alumínio, vai fornecer à multinacional norte-americana Caterpillar.
Mas, a nova unidade tem mais clientes de muito peso. Implantada em Angola há um ano, a Karam Indústria foi aprovada pelos grupos Toyota e Hyundai e assinou recentemente contratos de fornecimento para a fabricação de produtos acabados no ramo automóvel. Obteve também aprovação para o fornecimento de produtos acabados à japonesa Daiichi, bem como à alemã Schneider Electric.
Localizada no pólo industrial de Viana, uma área de cinco mil hectares, a fábrica possui capacidade para produzir 40 mil toneladas por ano, e envolve um investimento total na ordem dos USD 6 milhões. A Karam indústria emprega 470 trabalhadores, sendo a maioria de nacionalidade angolana.
A fábrica tem como principal matéria-prima metais não ferrosos, principalmente sucatas. Para assegurar um funcionamento eficiente e garantir a autosuficiência em termos de matéria- prima, a empresa conta com 28 pontos de recolha de sucatas na província de Luanda. A Karam está presente em mais de nove províncias – designadamente Cabinda, Benguela, Huila, Kuando Kubango, Zaire, Moxico, Uíge, Bié, e Namibe, tendo ainda estabelecido parcerias com algumas empresas nacionais como a Refriango, a Cuca BGI, a Nampak (Angolata) e a Odebrecht.
Segundo a ministra da Indústria, Bernarda Martins, com esta nova fábrica Angola passará a exportar partes de produtos acabados para países desenvolvidos e para indústrias de elevada exigência, fiabilidade e qualidade. Inverte- se assim o paradigma de que os países em vias de desenvolvimento exportam matéria-prima para os países desenvolvidos e deles importam produtos acabados. A responsável disse que os grandes objectivos estratégicos para a diversificação da economia requerem esforços de todos os investidores e trabalhadores, visando a construção de um pais próspero, com uma economia sustentável não dependente das cotações erráticas do petróleo.
O director da fábrica Karam indústria, Satish Mishra, referiu-se ainda a novos projectos a desenvolver a curto prazo, incluindo os que já estão a ser instalados. O material desttina-se a mercados como o japonês, o sul-coreano, e alguns países europeus, como a Itália e a Irlanda, prevendo-se ainda lançar outros mercados como os da Tailândia e China. Para além do sector automóvel, a Karem aposta ainda noutros segmentos de mercado, como instituições hospitalares e da energia nuclear, sendo que neste último caso vai produzir placas de chumbo e tubos de cobre. ‘A segunda fase da obra está prevista para Maio de 2016’ referiu.