Skip to main content

Autoeuropa à procura de um novo director-geral

António Melo Pires está de saída. Novo responsável por Palmela terá de lançar o novo modelo.

in Diário Económico, 02-12-2015

O director-geral da Autoeuropa vai abandonar o cargo, confirmou o Económico. Em causa estará o final do mandato de António Melo Pires que está à frente dos destinos de um dos maiores exportadores nacionais há quase cinco anos.

“Infelizmente vai sair”, confirmou ao Económico António Chora. O coordenador da comissão de trabalhadores da Autoeuropa disse que já estava na posse desta informação há mais de um mês, quando esteve na Alemanha, na primeira semana de Outubro. Mas agora, aquilo que para os trabalhadores era um rumor, está confirmado.

Por tradição, a Volkswagen costuma mudar os directores-gerais de três em três. Melo Pires suplantou em muito essa marca. Agora, segundo avançou a TVI, o responsável passará a ser vice-presidente de produção da Volkswagen para a América do Sul. Segundo António Chora a saída oficial deverá acontecer a 1 de Janeiro do próximo ano.

Questionado sobre o sucessor do o único português que chegou à liderança da fábrica de Palmela, António Chora disse que não tem qualquer indicação. “Deverá ser um alemão. Mas espero que seja alguém com muita experiência no lançamento de carros”, disse numa alusão ao novo modelo que a a fábrica de Palmela vai começar a produzir em 2017.

A implementação da nova plataforma modelar representa um investimento de 677 milhões de euros, que irá permitir aumentar a produção e exportação da VW Autoeuropa em cerca de 90 mil veículos adicionais. Com este aumento de produção a fábrica deverá criar mais 500 empregos directos. Apesar do investimento ter sobrevivido ao escândalo VW, a produção sofreu uma quebra de 12% em Outubro.

Palmela considerada, este ano, a melhor do grupo em termos de eficiência é também conhecida pela paz social. No entanto, Chora lamenta o facto de Melo Pires não ter aproveitado o encontro do passado dia 25 para informar os trabalhadores da decisão.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.