Inovar no produto, processo e atitude é a receita da TMG Automotive para se impor no sector automóvel
in Revista Exame, por Margarida Cardoso, 26-11-2015
A partir de Campelos, nos arredores de Guimarães, a TMG Automotive desenha e produz tecidos plastificados e outros revestimentos para a indústria automóvel com uma estratégia assente na inovação, investimentos contínuos em tecnologia e qualidade, estímulo de competência que a conduziu à liderança do ranking das 500 M&M da EXAME, ex aequo com a Ecco Portugal, no sector dos Têxteis, Vestuário e Couro.
Para esta posição, de acordo com a análise da consultora Dun & Bradsteet, pesou especialmente o desempenho da empresa no indicador relativo à rentabilidade das vendas (16,23%), num ano em que a TMG Automotive registou um volume de negócios de 77,7 milhões de euros, 18,4% acima de 2013, e lucros de 9,5 milhões de euros, correspondentes a um aumento de 365% face ao exercício anterior.
Com uma postura discreta, a empresa não esteve disponível para colaborar neste trabalho da EXAME e justificou a decisão alegando questões de “filosofia industrial” do Grupo TMG – Têxtil Manuel Gonçalves, onde está integrada. A sua directora-geral, Isabel Furtado, numa entrevista publicada na última edição do T, o jornal da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, refere que 4% a 6% do volume de negócios são investidos em investigação, que as vendas este ano chegarão a 82 milhões de euros e que os principais clientes do grupo são a BMW (29%) e a Mercedes (25%). Quanto ao futuro, a gestora admite estar a “trabalhar para ir para a aeronáutica” e a “ultimar uma parceria (na China) com um grupo local para produzir lá”.