Skip to main content

Transição ESG | ISO oferece maior transparência de dados na circularidade de produtos

As empresas que pretendam ver valorizados os seus resultados de sustentabilidade em matéria de economia circular, vão poder contar com uma nova ferramenta para lhes facilitar a partilha e consolidação de informação neste domínio, ao longo de todas as suas cadeias de abastecimento.

in IAPMEI, 10-02-2025


Trata-se da nova norma ISO 59040:2025, em desenvolvimento, que se vem juntar à família dos standards internacionais ISO 59000, na promoção da economia circular e da medição dos seus impactos no desenvolvimento sustentável dos negócios.

Vantagens do novo normativo

O objetivo é facilitar a transparência e a partilha fiável de informação, através da criação de um sistema de dados de circularidade dos produtos, que permita rastrear, documentar, e comunicar de que forma as cadeias de abastecimento contribuem para este fator de sustentabilidade, aproximando produtores, fornecedores e consumidores em matéria de proteção ambiental.

Outra das vantagens do sistema é permitir às empresas identificarem oportunidades para reduzir a emissão de resíduos, aumentar a recuperação de materiais, e estender o ciclo de vida útil dos produtos, como forma de acelerar metas de desenvolvimento sustentável.

A nova ferramenta assegura o processamento automatizado de dados, numa lógica de interoperabilidade, de forma a facilitar o cumprimento das obrigações de reporte ESG (indicadores ambientais, sociais e de ética governativa) das empresas, à luz do quadro regulamentar em vigor.

Em termos do regulamento da taxonomia europeia, a economia circular é um dos objetivos definidos para efeitos de reconhecimento de uma atividade económica como ambientalmente sustentável.

Consulte aqui o espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI, e fique a saber mais sobre o alinhamento dos negócios aos princípios da sustentabilidade.
Ou
experimente a nossa ferramenta de Autodiagnóstico ESG para PME, para identificar os pontos fortes e fracos do alinhamento do seu negócio aos referenciais ESG.

LINKS

 

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.