Apesar da posição periférica do nosso país, 98% dos automóveis produzidos na Europa têm componentes “made in Portugal”. Mas é mais do que isso.
A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel acaba de divulgar, de forma discriminada, os números que mostram o peso da indústria dos componentes para automóveis na economia portuguesa.
in Razão Automóvel, 06-12-2023, por Guilherme Costa
Segundo os dados da AFIA, o ano passado (2022), o peso da indústria de componentes para automóveis na economia nacional traduziu-se nos seguintes números:
- 350 empresas — 0,9% das empresas da indústria transformadora;
- 63 mil empregos diretos — 9,1% do emprego da indústria transformadora;
- 13 mil milhões euros de volume de negócios — que representa 5,4% do PIB;
- 10,8 mil milhões de euros em exportações — 14% do total das exportações de bens transacionáveis;
- 5,6 mil milhões de euros de investimento — 16,6% do total de investimento da indústria transformadora.
Portugal mais competitivo
Entre 2015 e 2022, a indústria de componentes para automóveis cresceu a uma taxa de 5,8% ao ano, o que compara com um decréscimo médio anual de 3,8% da produção automóvel na Europa. Ou seja, Portugal está a conseguir contrariar a tendência de quebra da indústria automóvel na Europa.