Skip to main content

Comissão Europeia apoia o projeto “DigiMAT”

A Comissão Europeia vai apoiar, com 1,1 milhões de euros, o “DigiMAT”, projeto de inovação nas áreas das novas tecnologias e inteligência artificial, financiados pelo programa de incentivo à inovação Horizonte 2020. Este projeto, do qual a Sakthi Portugal faz parte, terá a duração de dois anos.

in Sakthi Portugal/AICEP, 12-09-2018


O projeto “DigiMAT” lançará no mercado um modelo capaz de desenvolver algoritmos para relacionar parâmetros do processo de fundição com as características dos materiais, de forma a desenvolver uma nova geração de materiais com características customizadas. Estas novas ligas permitirão o desenvolvimento de componentes com redução até 12,5 por cento no peso e poupança de cerca de nove por cento no consumo de energia e matérias-primas na produção.

 

Os resultados esperados deste projeto estão alinhados com os objetivos definidos pelo H2020, nomeadamente ao nível do impacto ambiental, por diminuição do peso do carro, com a respetiva diminuição do consumo de combustível e emissão de gases poluentes para a atmosfera; e do desafio de liderança industrial, com processos de produção e processos avançados (Fábricas do Futuro).

 

Este projeto é um consórcio de quatro empresas, coordenado pela espanhola Veigalan. Também fazem parte a IK4 Azterlan, também espanhola, a Sakthi Portugal e a Continental Teves da Alemanha. As empresas espanholas terão a seu cargo o desenvolvimento do modelo matemático, tendo como fonte a base de dados disponibilizada pela Sakthi Portugal. Cabe à Sakthi fazer o desenvolvimento e produção dos componentes para posterior teste e validação por parte da Continental.

 

A Veigalan subcontratou a Faculdade de Engenharia do Porto para a realização de ensaios laboratoriais e o Centro de Investigação N. Mahalingam (CITNM) para apoio na gestão do projeto, com base no conhecimento que tem vindo a adquirir na área da Industria 4.0 aplicada à indústria metalúrgica.

 

Entre as valências do CITNM, é de destacar o lançamento da Academia de Alta Performance em Engenharia (HiPE) no dia 20 de setembro, que irá apresentar os cursos de especialização para 2018, em Gestão e Projetos de Indústria 4.0 e Inovação em Componentes Automóveis (http://citnm.pt/pt/hipe.php).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.