Skip to main content

Exportações de componentes para automóveis atingem o valor mais alto de sempre

As exportações de componentes automóveis atingiram um valor de 3600 milhões de euros para o período de janeiro a maio. Comparativamente com período homólogo do ano transato, este valor representa um crescimento de 9%.

in Vida Económica, 27-07-2018


Este novo crescimento do valor das exportações está muito acima do crescimento global do mercado, e em particular do mercado europeu, para o qual é esperado um crescimento um pouco acima de 2% para o ano de 2018. Isto quer dizer que a indústria portuguesa de componentes para a indústria automóvel continua a conquistar quota de mercado, fi cando a taxa acima da taxa de crescimento do mercado automóvel.

As exportações de componentes são dirigidas maioritariamente para o mercado europeu. Espanha e Alemanha são os destinos prioritários, logo seguidos de França e Inglaterra. Estes quatro países absorvem 71% do total das exportações de componentes, indo os restantes 29% para destinos diversos, como restantes países europeus, Estados Unidos da América, Marrocos, Coreia do Sul e China. Estes valores traduzem a exportação direta, já que acrescem as exportações indiretas por incorporação de componentes de fabrico nacional nas viaturas montadas em Portugal e posteriormente exportadas, ficando o valor acima de 500 milhões de euros. Neste mesmo período as exportações portuguesas de bens transacionáveis aumentaram 6%.

Isto significa que a indústria de componentes tem um desempenho exportador acima da restante indústria transformadora.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.