Comunicado da CLEPA | Investigações relacionadas com o Diesel nos EUA e na Europa

A AFIA – Associação de Fabricantes para Indústria Automóvel enquanto associada da CLEPA (Associação Europeia dos Fabricantes de Componentes para Automóveis), divulga o comunicado desta entidade, sediada em Bruxelas, relativamente aos motores diesel.

in AFIA, 08-10-2015

Após inquéritos realizados recentemente por autoridades norte-americanas aos alegados kits fraudulentos existentes em veículos equipados com motores diesel, a CLEPA (Associação Europeia dos Fabricantes de Componentes para Automóveis), vem expressar a sua preocupação com os potenciais danos para a imagem da indústria.

Os membros da CLEPA estão a desenvolver uma série de tecnologias que visam reduzir as emissões poluentes dos automóveis. Estas tecnologias já produzem resultados satisfatórios em condições reais de condução – seja em automóveis a gasolina ou a gasóleo. A Associação crê fortemente numa tecnologia neutral e em regulamentação inteligente. Os fornecedores europeus da indústria automóvel estão continuamente a investir em tecnologias inovadores que ofereçam ao mercado automóveis mais seguros, mais “verdes” e mais automatizados, reforçando assim a liderança da Europa no que à componente tecnológica diz respeito.

O Diesel continua a ser um dos pilares mais importantes das tecnologias de baixa emissão de CO2, assegurando um transporte acessível e limpo para gerações futuras”, disse Paul Schockmel, CEO da CLEPA.

O problema com as emissões reais não está relacionado nem com tecnologias dos motores nem com tecnologias específicas de controlo de emissões, mas sim com a integração e a aplicação de componentes em tipos específicos de automóveis. A calibração correta e a integração dos componentes nos sistemas dos automóveis é da responsabilidade do fabricante automóvel.

A CLEPA acredita que o motor de combustão moderno faz parte da solução, quer para as reduções de emissão de CO2, quer para melhorias na qualidade do ar. Deste modo, apoiamos a introdução do teste de emissões em condições reais de condução (real-driving emissions “RDE”) para complementar os testes feitos atualmente. Os fornecedores europeus da indústria automóvel recomendam vivamente uma abordagem em duas fases, a ter início em setembro de 2017, para automóveis ligeiros, que incluem Fatores de Conformidade (Conformity Factores “CF”) razoáveis relativamente à tecnologia disponível hoje em dia.

De modo a evitar uma severa repercussão por parte da indústria europeia, Fatores de Conformidade demasiado ambiciosos devem ser muito cuidadosamente avaliados, considerando que muitos modelos atuais não os poderão respeitar. Para todos os veículos novos, a CLEPA defende um período de transição considerável após a introdução de RDE em novos modelos.

Os membros da CLEPA estão confiantes de que o Euro 6 e o teste de RDE irão dar a resposta pretendida pelas políticas ambientais e pela sociedade – seja para motores a gasolina ou a gasóleo e em condições reais de condução. Isto é também válido, em particular, para as emissões de NOx em motores diesel.

O diesel continua a ser uma tecnologia chave para atingir metas futuras quanto às emissões de CO2: nos últimos 15 anos, os limites para as emissões de óxidos de azoto (NOx) em automóveis com motores a diesel foram reduzidas em 84% e a emissão de partículas (PM) em 90%. Os automóveis a gasóleo têm ainda 15% menos emissões de CO2 por quilómetro, quando comparados com automóveis equivalentes com motores a gasolina.

Os fornecedores europeus da indústria automóvel estão comprometidos com os objetivos de elevar os limites tecnológicos de modo a combinar benefícios do diesel para o consumidor relativamente ao consumo de combustível e baixas emissões de CO2 para obter emissões cada vez mais reduzidas. Os membros da CLEPA pretendem manter-se firmes para liderar as investigações sobre segurança, proteção ambiental e responsabilidade social”, concluiu Schockmel, CEO da CLEPA.

Sobre a CLEPA

A CLEPA é a Associação Europeia dos Fabricantes de Componentes para Automóveis. Representa mais de três mil empresas da indústria e emprega mais de cinco milhões de pessoas, cobrindo todos os produtos e serviços dentro da cadeia de produção de automóveis. Dela fazem parte 116 dos mais importantes fornecedores de componentes para automóveis, sistemas e módulos, bem como 23 associações de comércio nacionais e associações europeias do setor. Sediada em Bruxelas, a CLEPA é reconhecida como parceira natural de discussão por outras instituições europeias, pelas Nações Unidas e por outras associações parceiras (ACEA, JAMA, MEMA, etc).

Sobre a AFIA

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel é a associação portuguesa que congrega e representa, nacional e internacionalmente, os fornecedores de componentes para a indústria automóvel. Esta indústria agrega cerca de 200 empresas com sede ou laboração em Portugal, com um volume de emprego direto na ordem das 41.000 pessoas. Fatura 7,5 mil milhões de Euros por ano, com uma quota de exportação de 83%. Em termos de importância na economia nacional, em 2014 representou 4,1% do PIB, 12% das exportações nacionais de bens e 5,6% do emprego da indústria transformadora.