Skip to main content

Cluster do setor automóvel investe 132 milhões de euros em Viana do Castelo

A Howa Tramico inaugurou hoje, em Viana do Castelo, a sétima fábrica do grupo, que vai representar um investimento de 10 milhões de euros até ao final de 2019.

in Câmara Municipal de Viana do Castelo, 20-06-2018


Durante a visita às novas instalações, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assegurou que o investimento em curso em novas indústrias no concelho é de 230 milhões de euros, sendo que o setor automóvel representa 132 milhões de euros, prevendo-se até ao final de 2019 a criação de 1800 empregos.

No discurso, o autarca indicou que o município se tem vindo a afirmar como um concelho industrial, assumindo-se como o 16º concelho nacional com mais vendas ao exterior em 2017, num total acumulado de 831 milhões de euros, correspondendo a 1,5% das exportações nacionais. José Maria Costa referiu ainda que Viana do Castelo é o 12º concelho com maior subida entre 2013 e 2017, no que toca a exportações, que ascenderam a 191 milhões de euros.

Para o edil, este investimento é justificado pela boa localização e conectividade de Viana do Castelo por ar, mar e terra, sendo este um município amigo do investimento nos apoios e acompanhamento, com boas escolas de formação profissional e politécnicas, um ambiente empresarial favorável e diversificado no entorno industrial, destacando ainda a proximidade da Galiza e a qualidade de vida do concelho.

A fábrica agora inaugurada é a sétima unidade da Howa Tramico em Portugal e vai fazer a cobertura de toda a região ibérica, tendo uma área coberta de 7500 metros quadrados, com possibilidade adicional de 5000 metros quadrados. A empresa japonesa deverá atingir 15 milhões de euros de volume de negócios anual até 2019.

Atualmente, a fábrica emprega 40 pessoas, devendo chegar aos 70 trabalhadores num futuro próximo, já que foram já garantidos três contratos com dois fabricantes de automóveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.