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AFIA | COMUNICADO DE IMPRENSA | A Indústria Automóvel e o Consumo de Combustível

A AFIA foi chamada a pronunciar-se sobre o estudo levado a cabo pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente afirmando que a indústria automóvel manipulou os dados do consumo de combustíveis dos automóveis.

in AFIA, 29-08-2018


Em primeiro lugar é de referir que este estudo não reflecte a realidade actual, pois a nova legislação WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros – Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), que entrará em vigor a 1 de Setembro de 2018 “corrigirá” estas diferenças nos níveis dos consumos.

Enquanto os dados do ciclo anterior NEDC (New European Driving Cycle) eram baseados num perfil de condução teórico, o novo ciclo WLTP foi desenvolvido usando dados de condições reais de condução recolhidos em todo o mundo. Assim, é concebido para produzir resultados mais próximos de uma experiência de condução real. Tudo para evitar a desconfiança que entretanto se gerou na indústria automóvel nesta matéria.

É de realçar que os valores anunciados pelos construtores se referem sempre a medições em laboratório. Devido às condições optimizadas em que os carros são testados, os valores de consumos e emissões assim apurados serão sempre mais favoráveis do que os resultantes da condução em estrada, sujeitos a uma grande variabilidade de parâmetros. Este desvio afecta todos os veículos automóveis, independentemente da sua motorização.

Há que ter presente que este efeito é legítimo, fisicamente inevitável e aceite pelos técnicos, mas também é conhecido pelo condutor comum e por isso mesmo sempre foi tomado em linha de conta na fixação dos limites legais, a avaliar em laboratório.

Não faria sentido agora uma atitude purista e hipócrita de penalizar os construtores pelo facto de as viaturas na condução em estrada registarem maiores consumos do que no laboratório.

Nunca será demais relembrar que as diferenças detectadas se referem a casos passados e que os construtores garantem que os carros actualmente à venda no mercado cumprem as normas e limites legais.

Estes limites têm vindo a baixar, levando a que os automóveis hoje no mercado consumam incomparavelmente menos combustível do que há poucos anos, com a consequente redução das emissões.

 

 

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