Skip to main content

Yazaki Saltano de Ovar assinalou hoje 20 anos de Porto Technical Centre com a presença do Ministro Pedro Siza Vieira

No ano em que a Yazaki Saltano, localizada na Zona Industrial de Ovar, totaliza 35 anos de presença entre nós, destacou a passagem do 20.º aniversário do Porto Technical Centre (PTC). Os motivos para festejar são muitos, já que granjeou o estatuto de uma das mais importantes incubadoras de engenharia da Yazaki em toda a Europa, vital para a estratégia e o sucesso da marca nipónica.

in AVFM, 12-10-2021


O PTC esteve inicialmente instalado no distrito do Porto, mais concretamente na fábrica de Serzedo (Gaia), com a sua criação a remontar a julho de 2001. Acabaria por se mudar para as instalações da Yazaki Saltano de Ovar em 2010. Aí cresceu e permaneceu até aos dias de hoje. A sua génese partiu de uma Divisão de Design de Engenharia, sendo atualmente a sede de seis divisões principais, que podem ser agrupadas em três categorias: engenharia e desenvolvimento de produtos (especialmente sistemas de distribuição elétrica para aplicações de baixa e alta tensão, conectividade de dados, conceção e desenvolvimento de componentes), testes laboratoriais e desenvolvimento de ferramentas, a par da prestação de outros serviços fora do ramo da engenharia. É também um dos três Centros de Serviço Técnico da Yazaki em todo o mundo.

O PTC, que deu os primeiros passos com cerca de 100 colaboradores, emprega agora perto de 470 profissionais, motivados e focados em contribuir para o crescimento da empresa japonesa na Europa e no Norte de África. Design, produtos e serviços são procurados por inúmeros clientes de todo o mundo, com um grande enfoque nos principais fabricantes de automóveis japoneses, europeus e norte-americanos, apesar da carteira de projetos se estender a outras áreas da indústria.

Hoje, 12 de outubro, ao início da tarde, tiveram lugar as comemorações do 20º. aniversário do Porto Technical Centre, com várias figuras de relevo a marcar presença. Destacamos Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar e USHIO Shigeru, Embaixador do Japão em Portugal, a par de inúmeros representantes de empresas parceiras, entidades formadoras e personalidades. A Rádio AVfm associou-se à efeméride, dizendo presente. Confira a nossa reportagem:

Marco Ferreira, Diretor do PTC, foi o primeiro a usar da palavra. Começou por relembrar que, numa altura em que poucas multinacionais se fixavam no nosso país, a Yazaki apostou em Portugal como futuro centro de engenharia, olhando para Portugal como uma localização estratégica e propícia ao desenvolvimento.

É seu desejo que a Yazaki Europa invista na diversificação dos serviços do PTC, investindo na Investigação e no Desenvolvimento, potenciando colaborações com entidades de investigação e de formação. Afirmou que esta divisão de engenharia proporciona oportunidades efetivas a estudantes e trabalhadores com capacidade e vontade de desenvolver as suas competências.

Marco Ferreira | Diretor do PTC

 

A cerimónia seguiu com a intervenção de Francisco Dias, que começou por admitir que os investimentos governamentais feitos na educação permitiram que hoje as pessoas tenham mais e melhor formação. Posteriormente, lançou o desafio à autarquia e ao governo, no sentido de reunirem esforços conjuntos, alargando a ação a outras entidades, em busca de melhores resultados. O Diretor-Geral salientou também que as fábricas que atuam no mesmo ramo se devem olhar como parceiras, e não concorrentes, dizendo-se disponível para a partilha de experiências.

Francisco Dias | Diretor Geral da Yazaki Saltano

 

Paul Bradley, Head of Engineering da Yazaki Europe Limited (YEL), foi o orador seguinte, apresentando-se como a pessoa que veio a Portugal há 20 anos para iniciar o PTC. Achou singular o facto de já existir na Yazaki Saltano uma equipa de Engenheiros, que possibilitava concentrar vários departamentos numa só área, garantindo a criação de sinergias entre o PTC e outros centros de engenharia na Europa, alavancando a interação da própria Yazaki com outras empresas locais.

Paul Bradley | Head of Engineering da Yazaki Europe Limited

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, numa curta intervenção, considerou que a empresa japonesa tem contribuído muito para a comunidade local, criando riqueza para os cidadãos que lá trabalham. Sendo um grande empregador, tem assegurado a manutenção de muitos postos de trabalho, mesmo ao longo de crises económicas e da recente de saúde, referindo-se à pandemia Covid-19. Terminou o seu discurso oferecendo uma lembrança, uma peça em azulejo, à Administração da Yazaki Europa.

Salvador Malheiro | Presidente da Câmara Municipal de Ovar

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, encerrou o ciclo de intervenções, começando por valorizar o compromisso que a empresa japonesa tem com Portugal, destacando o seu constante dinamismo, desenvolvimento e evolução.

Afirmou que o país tem pessoas com muita qualidade e capacidade, sendo necessário dar-lhes oportunidades de formação para que possam mostrar o seu valor e talento. Acrescentado que é importante investir nas empresas, a par da capacitação dos seus recursos humanos, lembrou a necessidade de cruzar empresas e entidades formadoras para agilizar esse processo.

Terminou dizendo que Portugal está disponível para receber investidores com capacidade e vontade de implementar empresas que proporcionem oportunidades efetivas aos portugueses, acreditando que estes terão seguramente retorno nos seus investimentos.

Pedro Siza Vieira | Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.