Skip to main content

Volkswagen ou Toyota: qual será o vencedor no final do ano?

Só 20 mil carros separam as vendas de Setembro da marca alemã da líderança mundial da Toyota.

in Diário Económico, por Sara Piteira Mota, 27-11-2015

O grupo Volkswagen (VW) não desiste da liderança mundial do sector automóvel e em Setembro voltou a subir ao primeiro lugar, ultrapassando a Toyota. Entre os dois gigantes da indústria automóvel ficou apenas uma distância de 20 mil carros, segundo dados da consultora Focus2move.

Em Setembro, o grupo alemão matriculou 861.907 unidades, o que representa um aumento de 0,6%, enquanto a Toyota seguiu com 841.545 veículos, 0,1%.

Embora a marca japonesa tenha perdido terreno em Setembro, no global do ano a Toyota mantém a posição de líder com 7,44 milhões de veículos vendidos seguida de perto pelo grupo alemão que já vendeu 7,42 milhões de unidades.

No segmento de veículos ligeiros, a VW liderava o mercado no primeiro semestre, perdendo a liderança apenas em Junho, quando as vendas atinjam as 835.800 unidades, o que corresponde a um decréscimo de 1,5%. Em Agosto, a Toyota vendeu 736.683 unidades (4,3%) e a VW 722.656 (2,3%).

A terceira insígnia do ranking mundial é a aliança Renault Nissan, que encerrou o primeiro semestre na terceira posição, o melhor desempenho de sempre, com 4,05 milhões de automóveis vendidos. As marcas beneficiaram da decisão da General Motors de suspender as vendas da Chevrolet na Europa.

No entanto, é provável que a marca venha a ser afectada pelo escândalo do ‘kit’ fraudulento colocado nos motores dos veículos do grupo VW. Já em Outubro, as vendas da VWrecuaram 3,5%, um número que reflecte os primeiros efeitos do escândalo da manipulação de emissões poluentes e também a conjuntura difícil em vários mercados. O grupo alemão, que reúne 12 marcas, vendeu 831.300 viaturas no mês passado, 3,5% menos do que em Outubro de 2014. A marca mais importante em volume – a VW – registou um recuo de 5,3% em Outubro, ficando nos 490 mil.

Para minimizar a quebra nas vendas, o grupo alemão tem feito algumas campanhas promocionais nos Estados Unidos e na Europa (Portugal incluído).

Vendas mundiais atingem 65,7 milhões de unidades

é Setembro de 2015 já foram vendidos 65,7 milhões veículos, o que representa um aumento de 1,7% em relação a igual período do ano passado.

Em 2014, a indústria automóvel registou um recorde histórico de 87 milhões de unidades. A Toyota consagrou-se mais uma vez líder de mercado com 10,23 milhões de carros vendidos. O grupo VW totalizou 10,12 milhões de veículos vendidos, sendo o segundo do ranking.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.