Skip to main content

Volkswagen está à Procura de Novos Tecidos Sustentáveis

A Volkswagen está a procura de novos materiais têxteis sustentáveis para os acabamentos do seu modelo ID, para aplicar ainda este ano. Têxteis para os assentos, para os tetos e para os tapetes estão na agenda da prospeção da marca alemã, que é cliente de Portugal há mais de uma década.

in Jornal T, por Bebiana Rocha, 27-02-2023


A procura, que não se restringe, contudo, ao mercado nacional, resulta da aposta da marca alemã no segmento da sustentabilidade, passando neste momento pelo reaproveitamento dos grãos de café e também pela celulose, como esclarece em vídeo.

“O próximo passo depois da reciclagem é evitar os plásticos e preferir matérias primas sustentáveis. Estamos a usar os restos do grão de café como um enchimento para a pele artificial”, explica Martina Gottschling, investigadora do departamento de inovação da Volkswagen. “A celulose é outra alternativa. É natural e cresce muito rápido, pode ser trabalhada em laboratório o que me dá a possibilidade de a controlar em termos de qualidade”, afirma.

Começam já a chegar ao mercado as primeiras opções sustentáveis da marca. O revestimento do assento do ID Buzz, por exemplo, já inclui fio Seaqual. “Um tecido que é composto por dez por cento de lixo marinho reciclado e 90% de fio de garrafas PES também recicladas.63 garrafas de meio litro, para sermos mais precisos”, informa o site Automais. “No ID Buzz também o forro do tejadilho e zonas do piso são totalmente produzidas com poliéster reciclado”, acrescenta.

Recorde-se que a portuguesa Copo Têxtil equipou os assentos do modelo Polo, tendo assinado com a marca alemã, em 2014, um contrato de fornecimento de quatro anos, no valor de 14 milhões de euros. A empresa de Santo Tirso já em setembro de 2013 havia fechado um contrato de sete anos para o modelo Octavia, da marca Skoda (também do gruo VW), no valor de 31,5 milhões de euros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.