Skip to main content

Volkswagen Autoeuropa e Comissão de Trabalhadores chegam a um acordo de princípio

Volkswagen Autoeuropa e Comissão de Trabalhadores chegam a um acordo de princípio sobre a compensação para o modelo laboral de 2018

in VW Autoeuropa, 27-07-2017

A Volkswagen Autoeuropa chegou a um acordo de princípio com a Comissão de Trabalhadores (CT) quanto às medidas de compensação relativas ao modelo de trabalho a implementar em 2018.

Os termos deste acordo defendem a sustentabilidade da empresa e ao mesmo tempo asseguram a estabilidade dos postos de trabalho dos seus colaboradores. Recorde-se que em 2018 a Volkswagen Autoeuropa produzirá mais de 200.000 unidades, quase triplicando a produção atingida em 2016, o que leva à abertura de um sexto dia de produção.

Para fazer face a este crescimento, a empresa está a contratar cerca de 2.000 colaboradores, dos quais 750 são para implementar um sexto dia semanal de produção. O modelo tem enquadramento legal e assenta em cinco dias individuais de trabalho, distribuídos entre segunda a sábado.

O acordo de princípio prevê um pagamento mensal 175 EUR adicional ao previsto na lei, 25% de subsídio de turno e a atribuição de um dia adicional de férias. Estas medidas representam um incremento mínimo de 16% no rendimento mensal dos colaboradores abrangidos por este modelo de trabalho.

A fábrica estará em produção seis dias, com três turnos diários, uma folga fixa ao domingo e outra rotativa ao longo da semana. Esta organização do trabalho reduz as horas trabalhadas por colaborador, visto que a média de horas de trabalho semanal é inferior a 40 horas.

O acordo é colocado à votação dos trabalhadores no próximo dia 28 de julho.

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.