Skip to main content

Viana do Castelo em busca do “Top Ten” dos exportadores de Portugal

Na passada sexta-feira José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, anunciou que pretende que o seu concelho seja um dos 10 maiores concelhos exportadores do país, procurando ultrapassar o Porto e Matosinhos, e atingir os mil milhões de euros nessa área.

in Supply Chain Magazine, 23-07-2018


O investimento feito na área da indústria tem vindo a crescer substancialmente, tendo atraído recentemente empresas que criam um grande crescimento para o concelho, como a Steep Plastique e, mais precisamente a Eurostyle Systems, tendo o seu discurso sido feito na inauguração da nova fábrica, no parque empresarial de Lanheses.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em 2017, o concelho esteve na 16ª posição dos maiores exportadores do país, com 831 milhões de euros em exportação. Embora ainda se encontre um pouco longe dos objectivos, o autarca encontra-se confiante de que chegará lá graças às novas apostas, indicando que a meta será atingida através da produção dos sectores eólico e papel, com uma fatia de 30% cada e, na sua maioria, automóvel, representando um investimento de 60%.

José Maria Costa conta que nos últimos anos têm sido feito investimentos de modo a aumentar essa vantagem para Viana do Castelo, “o município investiu em 2017 e 2018 cerca de 9,1 milhões de euros em aquisição de terrenos e obras de infraestruturação de áreas empresariais para acolher novas empresas ao concelho”, estando neste momento a decorrer um de 230 milhões em nove indústrias, sendo mais de metade da indústria automóvel.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.