Skip to main content

Viana do Castelo afirma-se cluster da indústria automóvel

Viana do Castelo afirma-se cada vez mais como um cluster no ramo da indústria automóvel.

in Correio da Manhã, por Marta Amaral Caldeira, 27-04-2017

Depois de ter captado o investimento do Grupo GMD – Eurostyle com a instalação de uma unidade no Parque Industrial de Lanheses, o grupo avança agora com novo investimento de oito milhões de euros para ampliação do projecto inicial, totalizando um investimento total de 18 milhões de euros em território vianense, de onde sairão peças de plástico de automóveis para toda a Europa e para vários países africanos.

O objectivo é facturar 25 milhões de euros dentro de três anos. O protocolo de investimento foi ontem assinado entre o grupo empresarial e a Câmara Municipal de Viana do Castelo e prevê a criação de 120 empregos directos até 2018 – 75 por cento dos quais de mão de obra directa e 25 por cento de mão de obra especializada.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sublinhou o impacto positivo que esta unidade industrial terá a nível económico e social no concelho. “Além do investimento muito importante para o concelho, a instalação desta unidade industrial vai criar mais postos de trabalho em território vianense, muitos dos quais altamente qualificados – tendo este facto também contribuído para a escolha da sua localização”, frisou o autarca vianense.

O representante do Grupo GMD – Eurostyle, François-Xavier Lemasson, destacou a “grande eficácia e rapidez no desenvolvimento do processo de instalação do projecto industrial por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do seu presidente, José Maria Costa, que muito se empenhou para que tudo corresse da melhor forma e assim pudéssemos duplicar a área da nossa unidade fabril já existente”. O responsável frisou a “confiança” com a localização da fábrica em Lanheses, bem como nos “recursos humanos” existentes em Viana do Castelo.

Refira-se que com esta expansão, a fábrica de produção de peças de plástico para a indústria automóvel passará dos 5500 m2 de ocupação para os 12 mil m2, abrindo portas para receber mais postos de trabalho, inclusivé quadros de alta qualificação, na perspectiva de alcançar os 25 mil milhões de euros em termos de volume de negócios. Ao nível de produção, a unidade industrial vai produzir as peças de plástico incorporadas em todo o painel de bordo, bem como para a caracterização das laterais dos assentos dos veículos automóveis e ainda as peças para o exterior ao níveld e apetrechos para a carroçaria, puxadores de portas, etc.

O representante do Grupo GMD – Eurostyle sublinhou, ainda, o facto de ter pesado na escolha de Viana do Castelo para a implantação desta fábrica as inúmeras parceiras de negócio conseguidas na região vianense, num raio de cinco quilómetros.

O Grupo GMD – Eurostyle se encontra implantado em Portugal, França, Rússia, Marrocos e Eslováquia, mas a perspectiva é expandir ainda mais os seus negócios pela Europa e por mais território africano, assim anunciou Abílio Ferreira, responsável do grupo em Portugal. Neste momento a unidade industrial já se encontra a receber as primeiras ferramentas para produzir as suas peças para a indústria automóvel, já que praticamente todos os seus clientes são europeus, desde a Peugeot, Citroen, Audi, Nissan, entre outras marcas reconhecidas no mercado internacional.

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.