Skip to main content

Transição ESG | ISO prepara norma internacional Net Zero

A organização internacional de normalização – ISO anunciou recentemente que está a trabalhar na criação de uma nova norma internacional sobre emissões líquidas zero, em linha com os compromissos climáticos e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

in IAPMEI, 08-07-2024


O objetivo é contribuir para credibilizar as estratégias de transição das empresas para a neutralidade carbónica, garantindo um padrão internacional, que traga mais transparência e confiança aos mercados e que ajude a combater práticas de greenwashing.

O novo normativo surge na sequência das Diretrizes ISO Net Zero, lançadas na conferência do Clima das Nações Unidas COP27, em 2022, e visa facilitar às empresas o acesso a melhores práticas em termos de gestão sustentável e controlo das suas emissões de gases com efeito de estufa.

O desenvolvimento da norma será feito em colaboração com organismos nacionais de normalização de mais de 170 países, estando prevista a abertura de um processo de consulta pública no final do próximo ano.

Saiba mais sobre alinhamento dos negócios aos princípios da sustentabilidade e neutralidade carbónica, no espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.