Para já, a Clean Motion assinou com a Mitsubishi Fuso Truck Europe uma carta de intenções para que seja estudada a viabilidade económica de produzir em larga escala o seu veículo movido a energia solar nas instalações do Tramagal.
in Jornal de Negócios, por Pedro Curvelo, 26-09-2024
Para já, a sueca Clean Motion assinou uma carta de intenções com a MFTE para que esta avalie o potencial de produção em larga escala do veículo movido a energia solar da empresa escandinava, o EVIG.
A Clean Motion detalha que o protocolo prevê que seja avaliada a capacidade de montar o veículo em Portugal, bem como a obtenção de componentes localmente.
O EVIG, apresentado em setembro do ano passado, conta com uma velocidade máxima de 60 km/h, uma autonomia de 100 a 200 quilómetros e uma capacidade de carga de 2,5 metros cúbicos e 350 quilos. O preço indicado pela empresa sueca é de 15.600 euros.
“Uma colaboração com a Mitsubishi Fuso Truck Europe representa um grande passo em frente na nossa jornada para produzir o EVIG em grande escala”, assinala o presidente executivo da Clean Motion, Ulf Rask, citado em comunicado.
Ao Negócios, o CEO da empresa sueca indicou que atualmente a Clean Motion tem uma capacidade de produção na Suécia que permite fabricar 600 unidades anuais, o que condiciona a empresa em termos de corresponder a encomendas de maior volume.
Ulf Rask adiantou que, caso a avaliação no Tramagal seja positiva e que todos os requisitos sejam verificados, a Clean Motion pretende avançar para uma parceria com a MFTE que poderá passar pela montagem do veículo ou mesmo a produção completa. “Havendo interesse de clientes nos mercados de Portugal, Espanha e outros países próximos, fará mais sentido a produção ser feita mais perto desses mercados”, conclui.
Fábrica portuguesa inaugurada há seis décadas
A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe no Tramagal foi inaugurada em 1964, através de uma “joint venture” entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante francês de camiões Berliet.
Nos 60 anos de história, a unidade fabril produziu mais de 260 mil veículos, entregando atualmente mercados.
No ano passado, a fábrica do Tramagal alcançou um máximo histórico de produção anual, ao ver sair das suas linhas de montagem um total de 11.854 veículos.
A grande maioria da produção da Mitsubishi Fuso é exportada, tendo no ano passado sido vendidos ao exterior 11.009 viaturas, o que corresponde a 92,9% da produção.
A fábrica do Tramagal é a terceira maior produtora de veículos automóveis em Portugal, atrás da Stellantis, de Mangualde, e da Autoeuropa, em Palmela.