Skip to main content

Suecos estudam produzir veículos a energia solar na Fuso do Tramagal

Para já, a Clean Motion assinou com a Mitsubishi Fuso Truck Europe uma carta de intenções para que seja estudada a viabilidade económica de produzir em larga escala o seu veículo movido a energia solar nas instalações do Tramagal.

in Jornal de Negócios, por Pedro Curvelo, 26-09-2024


Para já, a sueca Clean Motion assi­nou uma carta de inten­ções com a MFTE para que esta ava­lie o poten­cial de pro­du­ção em larga escala do veí­culo movido a ener­gia solar da empresa escan­di­nava, o EVIG.

A Clean Motion deta­lha que o pro­to­colo prevê que seja ava­li­ada a capa­ci­dade de mon­tar o veí­culo em Por­tu­gal, bem como a obten­ção de com­po­nen­tes local­mente.

O EVIG, apre­sen­tado em setem­bro do ano pas­sado, conta com uma velo­ci­dade máxima de 60 km/h, uma auto­no­mia de 100 a 200 qui­ló­me­tros e uma capa­ci­dade de carga de 2,5 metros cúbi­cos e 350 qui­los. O preço indi­cado pela empresa sueca é de 15.600 euros.

“Uma cola­bo­ra­ção com a Mit­su­bishi Fuso Truck Europe repre­senta um grande passo em frente na nossa jor­nada para pro­du­zir o EVIG em grande escala”, assi­nala o pre­si­dente exe­cu­tivo da Clean Motion, Ulf Rask, citado em comu­ni­cado.

Ao Negó­cios, o CEO da empresa sueca indi­cou que atu­al­mente a Clean Motion tem uma capa­ci­dade de pro­du­ção na Sué­cia que per­mite fabri­car 600 uni­da­des anu­ais, o que con­di­ci­ona a empresa em ter­mos de cor­res­pon­der a enco­men­das de maior volume.

Ulf Rask adi­an­tou que, caso a ava­li­a­ção no Tra­ma­gal seja posi­tiva e que todos os requi­si­tos sejam veri­fi­ca­dos, a Clean Motion pre­tende avan­çar para uma par­ce­ria com a MFTE que poderá pas­sar pela mon­ta­gem do veí­culo ou mesmo a pro­du­ção com­pleta. “Havendo inte­resse de cli­en­tes nos mer­ca­dos de Por­tu­gal, Espa­nha e outros paí­ses pró­xi­mos, fará mais sen­tido a pro­du­ção ser feita mais perto des­ses mer­ca­dos”, con­clui.

Fábrica por­tu­guesa inau­gu­rada há seis déca­das

A fábrica da Mit­su­bishi Fuso Truck Europe no Tra­ma­gal foi inau­gu­rada em 1964, atra­vés de uma “joint ven­ture” entre a empresa fami­liar por­tu­guesa Duarte Fer­reira e o antigo fabri­cante fran­cês de cami­ões Ber­liet.

Nos 60 anos de his­tó­ria, a uni­dade fabril pro­du­ziu mais de 260 mil veí­cu­los, entre­gando atu­al­mente mer­ca­dos.

No ano pas­sado, a fábrica do Tra­ma­gal alcan­çou um máximo his­tó­rico de pro­du­ção anual, ao ver sair das suas linhas de mon­ta­gem um total de 11.854 veí­cu­los.

A grande mai­o­ria da pro­du­ção da Mit­su­bishi Fuso é expor­tada, tendo no ano pas­sado sido ven­di­dos ao exte­rior 11.009 via­tu­ras, o que cor­res­ponde a 92,9% da pro­du­ção.

A fábrica do Tra­ma­gal é a ter­ceira maior pro­du­tora de veí­cu­los auto­mó­veis em Por­tu­gal, atrás da Stel­lantis, de Man­gualde, e da Auto­eu­ropa, em Pal­mela.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.