Skip to main content

Stellantis e CATL assinam Memorando de Entendimento estratégico para fornecimento de baterias LFP para o mercado europeu

  • O Memorando de Entendimento descreve o desenvolvimento conjunto de um roteiro tecnológico e futuras oportunidades na cadeia de valor das baterias.
  • A Stellantis e a CATL estão a considerar a possibilidade de um investimento conjunto na forma de joint-venture com contributos equivalentes.
  • A Stellantis pretende aproveitar as baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) para incrementar a produção europeia de veículos elétricos, apoiando as suas agressivas metas de eletrificação inscritas no plano “Dare Forward 2030”.

in Stellantis, 22-11-2023


Stellantis N.V. e CATL anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo para o fornecimento local de células e módulos de bateria LFP para impulsionar a produção de veículos elétricos da Stellantis na Europa. Para apoiar, ainda mais, a estratégia agressiva de eletrificação da Stellantis, as duas empresas também estão a considerar a formação de uma joint-venture com investimentos equivalentes.
O MoU estabelece uma colaboração de longo prazo entre a CATL e a Stellantis em duas frentes estratégicas: construção de uma forte rota tecnológica para suportar os veículos elétricos a bateria de última geração da Stellantis e identificar oportunidades para fortalecer, ainda mais, a cadeia de valor das baterias.
“Este MoU com a CATL sobre a química das baterias LFP é outro ingrediente na nossa estratégia de longo prazo para proteger a liberdade de mobilidade da classe média europeia”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A CATL é líder da indústria neste setor e, juntamente com as nossas marcas emblemáticas de veículos, traremos uma tecnologia de baterias inovadora e acessível para os nossos clientes, o que nos ajudará a alcançar a ambição de nos tornarmos neutros em carbono até 2038.

“Estamos muito gratos por elevar a nossa cooperação com a Stellantis para um novo patamar. Com os conhecimentos das experientes equipas da Stellantis em produção e a tecnologia avançada de baterias da CATL, acreditamos que a parceria será um passo decisivo para ambas as partes no percurso rumo à neutralização das emissões de carbono,” afirmou Robin Zeng, Chairman e General Manager da CATL.

“Continuaremos a oferecer soluções mais competitivas e sustentáveis para que os nossos parceiros promovam a transição energética global.”

Com uma longa vida útil e alta estabilidade térmica, a tecnologia LFP pode permitir que a Stellantis disponibilize veículos elétricos de passageiros de elevada qualidade, duráveis e acessíveis em automóveis de passageiros, crossovers e SUV dos segmentos B e C.

Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis anunciou planos para alcançar 100% das vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) nos automóveis de passageiros na Europa e 50% nas vendas de automóveis de passageiros e de veículos pesados ligeiros nos EUA até 2030. A Stellantis está no rumo certo para se tornar uma empresa com emissões zero de carbono até 2038. A Stellantis está a implementar uma lista de parcerias para garantir um fornecimento estável de materiais de baixo teor de carbono, importantes para o seu futuro eletrificado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.