Skip to main content

SIMOLDES PLÁSTICOS | Projeto CHROMIUM LIKE

A SIMOLDES Plásticos, SA é uma empresa do Grupo SIMOLDES, com sede em Oliveira de Azeméis.

in COMPETE 2020, por Miguel Freitas, 31-10-2018


 

O Grupo SIMOLDES teve o seu início em 1959 com a constituição da SIMOLDES Aços, empresa dedicada à fabricação de moldes de injeção para a indústria de plásticos. Atualmente, o Grupo SIMOLDES é o maior fabricante europeu de moldes de aço e um dos maiores produtores de peças plásticas para o setor automóvel, possuindo 17 empresas e 5 centros avançados de serviço ao cliente, com unidades fabris em Portugal, Brasil, França, Espanha, Polónia, Argentina e República Checa. Atualmente com cerca 4000 colaboradores, o Grupo SIMOLDES está organizado em duas divisões, correspondendo às suas duas principais áreas de atuação: a divisão de moldes e ferramentas e a divisão de plásticos.

A SIMOLDES Plásticos foi constituída em 1980, dando origem à divisão de plásticos do Grupo SIMOLDES. Esta empresa dedica-se exclusivamente à injeção de peças plásticas, visando aproveitar as sinergias existentes com o fabrico de moldes e fornecer diretamente as indústrias cujos produtos incorporam componentes plásticos injetados, com destaque para a indústria automóvel.

Os principais clientes da SIMOLDES Plásticos incluem as principais OEMs da indústria automóvel, nomeadamente Grupo Volkswagen (em particular, as marcas Volkswagen, Seat, Audi, Porsche e Skoda), Grupo PSA (Peugeot, Citroën), Ford, Renault, etc. A SIMOLDES Plásticos é fornecedor de primeira linha de muitos destes clientes, tendo sido classificada como “Fornecedor Q1” pela Ford, “Fornecedor A” pela Renault; “Fornecedor Preferencial” pela Philips; e, muito recentemente, “Fornecedor Majeur” pelo grupo PSA.

A SIMOLDES Pláticos tem-se mostrado, desde a sua origem, uma empresa inovadora, tendo um departamento de I&D e um laboratório de I&D próprio. A empresa tem investido fundamentalmente nas áreas da conceção, engenharia, desenvolvimento e cooperação empresarial, para o desenvolvimento de novos projetos e em novos processos tecnológicos de fabrico, particularmente para o setor automóvel. Na maior parte dos casos, a empresa concebe e desenvolve novos produtos para clientes deste setor, cujo grau de evolução e exigência obriga a introduzir constantes melhorias técnicas nos produtos, processo e serviços.

 

O Projeto CHROMIUM LIKE

O projeto CHROMIUM LIKE visa o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam, sem utilização de crómio, produzir componentes plásticos para o interior automóvel, com efeito cromado para um visual estético mais apelativo e com performance melhorada na sensação ao toque, produzindo uma perceção de toque metálico (toque frio).

Este projeto pretende dar resposta às tendências atuais do setor automóvel, nomeadamente ao nível das características esteticamente atrativas no interior automóvel e, sobretudo, às exigências estabelecidas pela diretiva da UE 2000/53/ CE, que limita o uso de substâncias perigosas, como crómio hexavalente, na produção de veículos.

Para alcançar os objetivos propostos, estão previstas quatro linhas de investigação e desenvolvimento que serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas e que cumpram os exigentes requisitos do setor automóvel e da legislação Europeia.

Resultados esperados

Utilização de processos produtivos mais verdes e eficientes através de tecnologias de vanguarda e sustentáveis, cujos processos são mais ecológicos e de menor impacto ambiental que os convencionalmente utilizados para este tipo de aplicação.

O projeto vai permitir ainda poupança de energia e uma melhor utilização de recursos, uma vez que, com a aplicação destes novos materiais no interior automóvel, poderá ser possível diminuir o peso final do veículo e a utilização de matérias-primas nocivas para o meio ambiente. Com isto, será possível reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para uma maior eficiência energética do veículo automóvel.

Todas estas ações resultarão no desenvolvimento de produtos inovadores, o que permitirá intensificar a presença da empresa e do país em cadeias globais de fornecimento das indústrias automóvel, mostrando que a aposta no I&D e em parcerias de empresas do ramo com entidades do sistema de I&I traz mais-valias significativas não só para a diferenciação das indústrias diretamente envolvidas, mas também para o desenvolvimento do País.

Apoio

Projeto promovido pela SIMOLDES-PLASTICOS, S.A., conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 629 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 420 mil euros.

 

Links Relacionados

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.