Skip to main content

Safebag: Airbags made in Ponte de Lima equipam automóveis

NOVO BANCO / NEGÓCIOS | Prémios Exportação & Internacionalização

Safebag – Melhor exportadora de capital multinacional

in Negócios, por Filipe S. Fernandes, 18-12-2018


A empresa que pertence ao grupo alemão ZF, que é líder mundial em tecnologia de transmissão e chassis e na tecnologia de segurança activa e passiva e uma dos maiores empregadores no Alto Minho.

A Safebag faz montagem de módulo de airbags e instalou-se em Ponte de Lima em 2008, com base num contrato de investimento que incluiu outras empresas como a DMP-Dalphimetal Portugal e a Safe-Life, que pertenciam ao grupo TRW Automotive, que, em 2015, foi adquirido pelo grupo ZF Friedrischafen.

A Dalphimetal tem uma unidade industrial em Vila Nova de Cerveira, onde produz volantes, e a Safe-Life tem uma unidade fabril em Ponte de Lima, que produz sacos para módulos de air bags.

Centros de engenharia

O grupo tem dois centros de engenharia. O primeiro entrou em funcionamento, em 2001, em Vila Nova de Cerveira, que faz investigação dos materiais para volantes. O segundo foi inaugurado em 2017, e está vocacionado para o desenvolvimento, prototipagem e teste de módulos de ‘airbag’ e componentes têxteis.

A ZF é líder mundial em tecnologia de transmissão e chassis, segurança activa e passiva.

Foi comparticipado em cerca de quatro milhões de euros pelo Portugal 2020 e o investimento na construção do edifício foi na ordem de um milhão de euros. “Neste centro fazemos a investigação dos materiais para ‘airbag’ e produzimos o próprio ‘airbag’ na fábrica que temos aqui na zona industrial da Gemieira. Em Vila Nova de Cerveira fazemos o mesmo trabalho, mas relacionado com volantes”, afirmou Alexandre Mendes ao Diário de Notícias.

Têm cerca de 100 engenheiros e pessoal especializado, grande parte proveniente da Universidade do Minho. Há uma gestão única dos dois centros porque há recursos de departamentos transversais que trabalham em conjunto.

Líder mundial

A Safebag é fornecedora TIER 1, o que significa que equipa com os seus airbags directamente um significativo número de fabricantes de automóveis, com maior relevo para o grupo PSA (Peugeot e Citröen), Renault-Nissan, General Motors, Ford, Fiat, Volvo e o grupo VW. Os componentes produzidos em Ponte de Lima destinam-se, entre outros, aos fabricantes de automóvel instalados em Portugal, e ainda na China, Polónia, México e Estados Unidos. Em 2017 facturou 192 milhões de euros.

A DMP-Dalphimetal Portugal ,que tem unidade industrial em Vila Nova de Cerveira, fabrica de volantes e também é fornecedora dos principais fabricantes de automóveis europeus, tais como o grupo PSA (Peugeot e Citröen), Renault-Nissan, General Motors, Ford, Fiat, Volvo e o grupo VW.

A ZF é líder mundial em tecnologia de transmissão e chassis e na tecnologia de segurança activa e passiva e é um dos maiores fornecedores mundiais da indústria automóvel. A empresa possui cerca de 146 mil colaboradores, 230 unidades fabris em 40 países. Em 2017, a ZF teve vendas de 36,4 mil milhões de euros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.