Skip to main content

REGIÃO NORTE | Cerveira é segundo maior exportador automóvel

Estudo da CCDRN coloca o concelho de Vila Nova de Cerveira em posição de destaque no que respeita às exportações do ramo automóvel.

in Correio do Minho, 24-02-2021


Vila Nova de Cerveira exporta 23,1% de bens de indústrias de média tecnologia, posicionando-se como o segundo concelho mais exportador do ramo automóvel na região Norte, revela um estudo da Comissão de coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N).

O estudo, que acompanha a Estratégia de Desenvolvimento do Norte para período de programação 2021-27, reforça ainda que a localização das indústrias de média tecnologia do ramo automóvel em Vila Nova de Cerveira explica-se, em parte, pela integração das suas empresas em cadeias de valor transfronteiriças.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, estes dados comprovam a importância e o impacto da dinâmica empresarial transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, “numa altura em que ambos os governos teimam em castigar os trabalhadores transfronteiriços e os empresários desta região, afunilando a sua circulação diária por um único ponto de passagem autorizado, o de Valença-Tui”.

Segundo o autarca, “temos testemunhos pessoais e empresariais, temos estudos e estatísticas que corroboram esta intensa, permanente e produtiva realidade empresarial transfronteiriça, só falta os governos de Portugal e de Espanha valorizarem realmente a produtividade que se vive nesta região”. Fernando Nogueira salienta que Vila Nova de Cerveira dispõe de um parque de acolhimento empresarial com dezenas de empresas “que dão trabalho a mais de 4 300 trabalhadores, dos quais várias centenas oriundos da Galiza”.

 

imagem | Zona industrial de Vila Nova de Cerveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.