Skip to main content

Quer trabalhar no carro do futuro? Há uma empresa à procura de especialistas em Portugal

A Critical TechWorks procura especialistas em dados para “projetos disruptivos” no país. A empresa, com 20 vagas na área de Lisboa e contratações no horizonte para novos projetos, assume que tem sido difícil encontrar profissionais com conhecimento nesta área

in Expresso, por Margarida Cardoso, 19-04-2021


A Critical TechWorks, uma parceira entre o Grupo BMW e a Critical Software, está a procurar especialistas em processamento de dados para desenvolver em Portugal “projetos disruptivos” para criar o automóvel do futuro. Há mais de 20 vagas na zona de Lisboa, mas a empresa assume que tem sido difícil encontrar profissionais com conhecimentos nesta área, uma vez que “esta é uma área pouco aprofundada no ensino superior em Portugal”, admite João Gonçalves, responsável por estes projetos na Critical TechWork.

No esforço para “melhorar a dinâmica de condução e a partilha de conhecimento entre empresas da indústria automóvel”, as equipas da Critical TechWorks estão a trabalhar em veículos de teste da BMW para garantir que conseguem processar informação na ordem dos dois Petabytes por semana, utilizando tecnologias open source (em código aberto).

“A crescente conectividade dos automóveis exige uma grande capacidade de processamento de dados para que condutor, aplicação, veículo e até outros elementos da estrada e da cidade possam comunicar em tempo real”, explica a empresa, a recrutar para este projeto programadores com um perfil sénior e conhecimento das tecnologias Apache’s Hadoop Ecosystem, Cloud frameworks e da linguagem Python.

A ideia é “fazer crescer a equipa que está a desenvolver uma plataforma de partilha de dados entre os vários players da indústria automóvel, no âmbito do GAIA-X, iniciativa que pretende agregar a infraestrutura cloud de dezenas de empresas europeias. Este projeto, que ainda está numa fase embrionária, irá permitir estabelecer novos standards e trazer maior transparência e cooperação para o setor automóvel”, acrescenta.

A desenvolver tecnologia por detrás do automóvel do futuro”, a Critical TechWorks já atraiu 1000 trabalhadores em dois anos e meio de atividade, para projetos identificados, mas até ao final de 2021, quer contratar mais 400 pessoas

Fundada em 2018, a Critical TechWorks é uma parceria entre o grupo BMW e a Critical Software que desenvolve soluções de engenharia de software, exclusivamente para a BMW, em áreas diversas como condução autónoma, mobilidade, software de bordo, tecnologia para carros conectados, análise de dados, eletrificação, produção e logística, tendo escritórios no Porto e em Lisboa.

19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.