Skip to main content

Quebra da produção na Autoeuropa e PSA afectam exportações

A VW Autoeuropa marcou, para já, três dias de paragem para Março o que irá afectar a produção global do primeiro trimestre de 2015.

in Diário Económico, por Sara Piteira Mota, 12-03-2015

A redução da produção automóvel em Fevereiro nas duas maiores fábricas do País – VW Autoeuropa e Peugeot Citroën – já está a afectar as exportações do sector. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (Acap), nos primeiros dois meses de 2015, foram produzidos 27.231 veículos automóveis, o que representa menos 3,5% do que em igual período do ano anterior. “As nossas exportações ascenderam a um total de 25.795 veículos, ou seja, menos 5,8% do que no período homólogo do ano anterior”, refere a Acap em comunicado.

A evolução negativa da produção em Fevereiro foi determinada pelo decréscimo do fabrico de veículos ligeiros de passageiros (-12,7%) e de veículos comerciais ligeiros (-31,2%). A VW Autoeuropa reduziu a produção em 7,7%, para 9.211 unidades, no mês passado, enquanto na Peugeot Citroën a quebra foi de 37,3%, para 3.658 veículos. A fábrica da Peugeot Citroën, em Mangualde, tem vindo a reduzir a produção desde o início do ano, reflectindo uma quebra de 33,7% no dois primeiros meses do ano.

Para Março, as previsões também não são animadoras. A VW Autoeuropa, a maior fábrica portuguesa, já marcou três dias de paragem para permitir que a cadeia de fornecedores continue a responder às alterações do ‘mix’ de produção implementadas após o incêndio da Dura Automotive Systems. Uma situação que se prolongar poderá ter um efeito negativo para as exportações nacionais do primeiro trimestre.

Ao contrário das fábricas de veículos ligeiros, a produção de veículos pesados cresceu 27,7%, face ao ano anterior, com a Mitsubishi Fuso Truck Europe a produzir mais 36,8% e a Toyota Caetano mais 89,9%.

No mês passado, foram produzidos 13.484 veículos automóveis, o que representa um decréscimo de 16,9% face a igual mês do ano anterior. “Este valor da produção situa-se 11,4% abaixo da média em Fevereiro nos últimos cinco anos (15.223 unidades)”, refere a Acap.

Do total de veículos produzidos em Fevereiro de 2015, destinaram-se à exportação 12.797 veículos, ou seja, 94,9% da produção nacional e menos 19% do que as exportações em igual mês do ano anterior.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.