Varsóvia foi o palco da mais recente Assembleia-Geral da CLEPA onde José Couto, Presidente da AFIA, foi reeleito para o Conselho Diretor da CLEPA para o período 2024-2026.
in AFIA, 28-06-2024
A eleição foi efetuada no passado dia 13 de junho tendo recolhido a unanimidade dos votos dos presentes.
A CLEPA – European Association of Automotive Suppliers, associação europeia dos fornecedores da indústria automóvel, fundada em 1959 e com sede em Bruxelas é a entidade que defende os interesses do setor a nível europeu sendo reconhecida como parceira natural de discussão por outras instituições europeias, pelas Nações Unidas e por outras associações parceiras.
A CLEPA reúne 120 dos mais importantes fornecedores de componentes para automóveis, sistemas e módulos, bem como 20 associações nacionais, entre as quais a AFIA, assim como outras associações setoriais europeias.
A indústria europeia de componentes automóveis é líder mundial no fornecimento de componentes de ponta e tecnologia inovadora para a mobilidade segura, inteligente e sustentável, investindo mais de 30 mil milhões de euros por ano em investigação e desenvolvimento.
Os fornecedores da indústria automóvel empregam diretamente, na União Europeia, 1.700.000 pessoas.
A reeleição de José Couto para o Conselho Diretor da CLEPA vem dar uma força e visibilidade acrescida à AFIA e consequentemente à indústria portuguesa de componentes automóveis, sendo esta nomeação o reconhecimento do prestígio individual do nomeado, mas também o reconhecimento da crescente importância internacional da indústria de componentes automóveis portuguesa.