Skip to main content

Portuguesa Simoldes entra em projeto de blockchain para indústria automóvel

Sistema Xceed foi desenvolvido pela IBM e conta com a presença dos grupos Renault e Faurecia. Não perder o rasto das peças dos automóveis é o principal objetivo desta medida.

in Dinheiro Vivo, por Diogo Ferreira Nunes, 21-04-2021


O grupo industrial português Simoldes é um dos membros de um projeto de blockchain (base de dados descentralizada) para a indústria automóvel. A fabricante de plásticos integra o consórcio Xceed, que pretende ser uma solução partilhada para rastrear milhares de peças para automóveis praticamente em tempo real.

A tecnologia está a ser desenvolvida pela IBM. O consórcio conta com o grupo automóvel Renault, a empresa de componentes Faurecia e ainda a Knauf Industries e os turcos da Coskunöz, segundo o anúncio feito esta quarta-feira em comunicado.

O consórcio nasceu em 2019 mas só agora foi apresentado ao mercado, depois de testes bem sucedidos em fábricas de membros do consórcio em Espanha, França e Turquia.

A solução Xceed recorre à tecnologia blockchain para criar uma base de dados confiável que permite partilhar informações entre os fabricantes de peças/sistemas e as fabricantes de automóveis. Apesar de a base de dados ser partilhada, é garantida a confidencialidade da informação, a propriedade intelectual e dos dados.

A base de dados também responde às novas regras regulatórias na União Europeia: desde setembro de 2020 que há medidas mais apertadas no controlo das peças dos veículos que são postos à venda no mercado.

Ao usar a tecnologia blockchain, qualquer fabricante de automóveis e de componentes pode juntar-se a este consórcio.

“Quando percebemos que este projeto poderia contribuir para a excelência operacional ao proporcionar simplicidade, velocidade, transparência e cumprimento das regras, envolvendo todos os elementos da cadeia de valor, decidimos participar neste projeto”, destaca o administrador da Simoldes Jaime Sá, citado em comunicado.

http://www.simoldes.com/plastics/

 

Grupo Simoldes tem sede em Oliveira de Azeméis. © Arquivo/Global Imagens

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.