Skip to main content

Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto

Peças enviadas a partir de Portugal valeram 5,5 mil milhões de euros até agosto, mais 8% do que no mesmo período de 2017.

in Dinheiro Vivo, por Diogo Ferreira Nunes, 11-10-2018


 

Portugal nunca exportou tantas peças para automóveis como nos primeiros oito meses deste ano. Até agosto, as vendas de componentes de carros para o exterior valeram 5,5 mil milhões de euros, mais 8% do que no mesmo período de 2017, revelou a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel esta quinta-feira, com base nos dados divulgados no dia anterior pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

90% das peças enviadas para o estrangeiro até agosto tiveram como destino os 28 países da União Europeia, o que corresponde a 4,9 mil milhões de euros, mais 8,7% do que entre janeiro e agosto de 2018. Espanha, Alemanha, França e Reino Unido foram os quatro principais destinos de exportação. O Reino Unido foi o único país que piorou os resultados: menos 11,9% do que nos primeiros oito meses de 2017.

As peças enviadas para outros países valeram 530 milhões de euros em exportações, mais 3,2% do que no mesmo período de 2017.

Os componentes automóveis representam 14% das exportações totais portuguesas de bens transacionáveis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.