Skip to main content

Portugal 2020 reforça internacionalização e investimento

O Presidente da AICEP defendeu, ontem em Vila Nova de Famalicão, durante a conferência “O FINANCIAMENTO ÀS EMPRESAS – Empreender, Inovar, Internacionalizar” que o programa Portugal 2020 cria as condições para aumentar a internacionalização das empresas portuguesas, reter e captar mais investimento.

in AICEP, 11-02-2015

Na vertente da Internacionalização, Miguel Frasquilho, afirma que o Portugal 2020, abre caminho para que as exportações aumentem o seu peso no PIB atualmente próximo dos 40 por cento.

O acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne os fundos estruturais e de investimento, coloca cerca 10 mil milhões ao serviço do crescimento das empresas e alarga o leque de projetos que podem ser apoiados.

O Portugal 2020 estende o seu apoio a áreas relacionadas com serviços internacionalizáveis nas áreas da educação, saúde, apoio social, bem como atividades de rádio, televisão e telecomunicações. Passa a apoiar Projetos de Internacionalização relacionados com a Economia Digital, desenvolvimento e promoção internacional de marcas e certificações específicas para os Mercados Externos. Outra novidade é a criação do “Vale Internacionalização” para a aquisição de serviços de prospeção de mercados.

No domínio do investimento que o Presidente da AICEP considera ser essencial para sustentar o crescimento das exportações portuguesas e o crescimento do país, o Portugal 2020 incentiva, especialmente, projetos inovadores, passa a considerar elegíveis despesas com a construção de projetos industriais e alarga o plano de reembolsos para 8 anos.

Durante a sua intervenção na conferência organizada conjuntamente pela AICEP e pelo IAPMEI, Miguel Frasquilho enfatizou que “Portugal está mais atrativo para o investimento” e que nos mercados externos, hoje, o Made in Portugal “é um ativo que acrescenta valor” refirmando a sua convicção de que Portugal está hoje mais forte.

 

Leia aqui a intervenção do Presidente da AICEP

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.