A introdução de componentes plásticos no automóvel com paredes finas permite aumentar a capacidade de conceber e produzir produtos diferenciadores mais leves e a um custo mais baixo.
in COMPETE, 20-01-2015
Entidade promotora
A Plasfil – Plásticos da Figueira, SA foi fundada em 24 de Março de 1956, na Figueira da Foz, tendo por objeto a indústria de fabrico de plásticos.
O ano de 1991 foi marcado pelo início do fabrico de produtos para a indústria automóvel. Esta atividade foi consolidada em 1993, ano em que a Plasfil foi certificada pela Ford de acordo com a norma Q101. Esta certificação permitiu o fornecimento direto à AutoEuropa, e às unidades europeias da Ford.
Os compromissos assumidos, no ano de 1992, com a AutoEuropa implicaram um forte investimento em equipamento produtivo e auxiliar e um salto qualitativo no desempenho produtivo e logístico. Assim nasceu o projeto de novas instalações fabris, dedicadas exclusivamente à indústria automóvel.
Deste modo a Plasfil passou de fabricante de grades de plástico para transporte de garrafas para uma das principais empresas nacionais de conceção e fabrico de peças em plástico para a indústria automóvel.
O ano de 2002 representou o início de um novo ciclo na vida da Plasfil. Com a aquisição da maioria das ações da Plasfil pelo grupo Espanhol CIE Automotive em Abril de 2002 e a totalidade em Dezembro de 2003, a empresa vocacionou a sua estrutura em exclusivo para o fornecimento da indústria automóvel.
CIE Automotive, grupo empresarial especializado em gestão de processos de elevado valor acrescentado, é hoje reconhecida globalmente como fornecedor de referência de serviços integrais, de componentes e de subconjuntos para o mercado automóvel.
A CIE Plasfil conta com uma equipe de IDI que serve de polo de Investigação, desenvolvimento e inovação para as diferentes fábricas da divisão de Plástico Europa do Grupo CIE Automotive.