Skip to main content

Participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med

Numa iniciativa conjunta da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel e da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, e que contou com o apoio da Delegação da AICEP em Marrocos, decorreu entre os dias 6 e 8 a participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med, Marrocos.

in AFIA, 15-02-2019


Esta foi a sexta edição deste certame organizado pela AMICA (associação marroquina para a indústria e construção automóvel) evento focado em reuniões bilaterais entre as empresas participantes. No total estiverem representadas 150 empresas, entre construtores de automóveis, fabricantes de componentes, indústria de moldes e prestadores de serviços. Além de empresas marroquinas, participaram empresas de outros países tais como França, Espanha, Alemanha, Coreia do Sul e Japão.

A delegação portuguesa foi constituída por 8 empresas (Batista Moldes, CR Moldes, Gotec, KLC, MD Moldes, Moldit, Prifer e Toolpresse-TJ Moldes) que mostraram a sua capacidade para responder às necessidades do mercado automóvel marroquino. A promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assume maior relevo quanto mais se atenta no significativo desenvolvimento da indústria automóvel naquele país. Um crescimento acelerado do número de viaturas montadas que passou de 40 mil em 2010 para mais de 400 mil carros produzidos no ano de 2018. Alavancado no plano de aceleração industrial 2014-2020, Marrocos pretende chegar até 2022 com uma capacidade de produção anual de um milhão de veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (2 fábricas), da PSA – Peugeot Citroën e do recente anúncio da construção de uma fábrica do construtor chinês BYD.

Marrocos já é um parceiro de negócio significativo para as empresas nacionais de fabricação de componentes que em 2018 para lá exportaram 71 milhões de euros, sendo por isso Marrocos o 16º destino das exportações de componentes portugueses.

Esta participação teve um saldo extremamente positivo pelos múltiplos contactos e visitas recebidas, sendo de salientar o encontro com o Ministro da Indústria de Marrocos, que afirmou a importância da indústria automóvel portuguesa para a consolidação da indústria automóvel daquele país do Magreb. Relembre-se que em Dezembro de 2017 a AFIA assinou um protocolo de colaboração com a AMICA que visa o reforço da cooperação técnica e comercial; e a coordenação de acções entre as duas entidades.

 


 

Da esquerda para a direita: Rui Cordovil (Delegado da AICEP Marrocos), Moulay Hafid El Alamy (Ministro da Indústria de Marrocos), Adão Ferreira (Secretário-Geral da AFIA) e Manuel Oliveira (Secretário-Geral da CEFAMOL).
Visita do Ministro da Indústria ao stand da AFIA / CEFAMOL

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.