Skip to main content

Participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med

Numa iniciativa conjunta da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria e da Delegação da AICEP em Marrocos, decorreu entre os dias 26 e 28 de outubro a participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med, Marrocos.

in AFIA, 28-10-2022


Esta foi a sétima edição deste certame organizado pela AMICA (associação marroquina para a indústria e construção automóvel) sob o mote “Que estratégia para o relançamento da indústria automóvel” e foi estruturado sob a forma de conferências, mesas redondas animadas por especialistas e em reuniões bilaterais entre as empresas participantes.

No total estiverem representadas mais de 100 empresas, entre construtores de automóveis, fabricantes de componentes, indústria de moldes e prestadores de serviços. Além de empresas marroquinas, participaram empresas de outros países tais como Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Tunísia.

De Portugal participou a:

  • OPCO, empresa consultora especializada na indústria automóvel e que está a expandir a sua atividade internacional para Marrocos e que mostrou a sua capacidade para responder às necessidades do mercado automóvel marroquino.

A promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assume maior relevo quanto mais se atenta no significativo desenvolvimento da indústria automóvel naquele país. Um crescimento acelerado do número de viaturas montadas que passou de 40 mil em 2010 para mais de 400 mil carros produzidos no ano de 2021.

Alavancado no plano de aceleração industrial, Marrocos tem atualmente uma capacidade de produção anual de 700 mil veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (2 fábricas, Casablanca e Tânger) e da Stellantis (Kenitra). A taxa de incorporação local ronda os 63% com compras anuais a rondar os 2 mil milhões de euros aos fornecedores instalados em Marrocos.

Esta participação teve um saldo extremamente positivo pelos múltiplos contactos e visitas recebidas. Relembre-se que em dezembro de 2017 a AFIA assinou um protocolo de colaboração com a AMICA que visa o reforço da cooperação técnica e comercial; e a coordenação de ações entre as duas entidades.

 


Stand da AFIA / AICEP

A participação da AFIA está enquadrada no SIAC Internacionalização “PT2WM – Portugal to World Mobility”, uma iniciativa em copromoção da MOBINOV, ACAP e AFIA no âmbito do Portugal 2020, com cofinanciamento da União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto PT2WM visa reforçar a cooperação entre as PME e outras entidades com vista a reforçar a presença internacional do sector automóvel pela captação de investimento para Portugal e pelo incremento da presença integrada ao nível internacional.

 

 

 

 

 

 

One thought to “Participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.