Skip to main content

O CEO da Sonafi explica o âmbito da participação na feira GACS 2019

Falámos com Pedro Cardoso, CEO da Sonafi, empresa nascida em 1951, de fundição injectada de ligas de alumínio, dirigida ao sector automóvel e situada no norte de Portugal, em Matosinhos que nos explicou o âmbitos e as expectativas da participação na Global Automotive & Components Suppliers Expo 2019, a decorrer na Alemanha, de 21 a 23 de maio.

in COMPETE 2020, por Cátia Silva Pinto, 23-05-2019


Como nasceu a SONAFI?

1951 : A Sonafi é fundada pela “Société Générale de Bélgique”, tendo sido a primeira fábrica de fundição injectada em Portugal.
1981 : A Renault começa a fabricar viaturas e motores em Portugal. A Sonafi é qualificada como fornecedor estratégico da fábrica de CACIA em Portugal.
1986 : A família Macedo adquire a Sonafi.
2001 : Venda ao grupo Euralcom.
2010 : A Sonafi é readquirida pela família Macedo.

O que vos mobilizou para participar nesta feira e que resultados esperam alcançar?

Com a disrupção que está a viver o sector automóvel, surgem novos players na cadeia produtiva para o processo de electrificação e condução autónoma. Neste sentido, procuramos estar presentes em eventos específicos dirigidos ao sector, como ferramenta de dinamização de contactos e desenvolvimento de futuros negócios.

Vão divulgar algum projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020? Se sim, qual e que âmbito?

Não especificamente. Trata-se sobretudo de uma mostra da empresa, suas capacidades e potencialidades, e desenvolvimento de contactos, para novos clientes e mercados.

Qual o contributo dos fundos comunitários para o percurso da Vossa empresa?

Particularmente no momento em que se encontra o sector, nesta fase de total revolução tecnológica e reinvenção do automóvel, o apoio do “CPMPETE 2020” tem permitido à Sonafi acompanhar os seus clientes no desenvolvimento e produção de novos componentes para sistemas inovadores como motores elétricos, sistemas de travagem regenerativos e sistemas de conversão de energia.

Com a aquisição de equipamentos capazes de fazer face a novas exigências, como peças com paredes mais finas, peças mais leves, geometrias mais complexas, requisitos de limpeza e precisão, a Sonafi tem conseguido manter um posicionamento diferenciador no mercado automóvel.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.