Novo sistema de assistência Bosch baseado no sensor radar utilizado pela primeira vez pela KTM
Segurança em duas rodas desenvolvida por motociclistas para motociclistas
- Seis novas funcionalidades de conveniência e segurança da Bosch baseadas no sensor radar agora disponíveis em todo o mundo.
- Nova geração de funções de assistência ao condutor com radar frontal utilizado pela primeira vez pela KTM.
- Bosch Accident Research estima que as funções de assistência podem prevenir até um em cada seis acidentes de motocicleta apenas nas estradas alemãs.
in Bosch, 25-09-2024
Graças à Bosch, os motociclistas podem agora sentir-se ainda mais seguros enquanto conduzem: a empresa de tecnologia apresentou seis novos sistemas de assistência baseados no sensor radar, cinco deles inéditos. De acordo com a Bosch Accident Research, estes sistemas podem ajudar a prevenir não apenas um em cada sete, como os sistemas anteriores, mas até um em cada seis acidentes nas estradas alemãs. A Bosch já revolucionou o mercado de motocicletas em 2020 com as funções de suporte para motociclistas. Das seis novas funções de assistência, quatro serão apresentadas num novo modelo do principal fabricante europeu de motocicletas, a KTM, em novembro de 2024 e deverão entrar em produção em 2025.
“O objetivo declarado da Bosch é tornar a motocicleta ainda mais segura e confortável, empregando tecnologias inovadoras – sem diminuir o prazer de pilotar”, afirma Geoff Liersch, responsável de Duas Rodas e Powersports da Bosch. “As novas funções marcam mais um passo nessa direção, e estamos felizes em ter a KTM como cliente”.
O fabricante incorporará as quatro funções de assistência ao condutor da Bosch que utilizam radar frontal. Esta não é a primeira vez que a Bosch e a KTM trabalham juntas: em 2013, as duas empresas colaboraram no lançamento bem-sucedido do sistema de controlo de estabilidade de motocicletas MSC.
“Estamos muito satisfeitos com a longa relação de colaboração entre as nossas equipas de desenvolvimento, e estamos empolgados que a KTM seja a primeira a colocar estas novas funções em uso”, refere Stefan Haist, Líder do Sistema de Controlo de Chassi da KTM – Desenvolvimento de Estrada.
Estas novas funções complementam o portefólio mundial de sistemas de assistência baseados no sensor radar da Bosch, expandindo assim o ‘mundo sensorial’ da motocicleta. Para além das funcionalidades básicas de segurança, está a ser dada uma importância crescente a funcionalidades de conveniência e experiência que se concentram na motocicleta e consideram situações reais de condução – funções que garantem não só segurança e conveniência, mas também um prazer de condução incomparável.
Sistemas de assistência da Bosch oferecem mais apoio sobre duas rodas
- Cruise control adaptativo – stop and go (ACC S&G)
- Para as motos, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos. Os motociclistas têm de aplicar constantemente a embraiagem, usar os travões e depois começar a mover-se novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o cruise control adaptativo ACC em 2020. Uma vez que a velocidade desejada foi definida, este sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo de tráfego, mantendo a distância segura necessária em relação ao veículo da frente. A Bosch eleva agora essa tecnologia a um outro nível para oferecer maior conforto na pilotagem com a nova função ACC S&G, que pode trazer a motocicleta a uma imobilização controlada para apoiar o motociclista. Isso funciona melhor com uma transmissão automática, como a que é usada na nova moto da KTM, que será a primeira a incorporar essa nova função. Se a motocicleta parar, os motociclistas não precisam de usar a embraiagem; podem colocar a moto em movimento ao pressionar simplesmente um botão ou acionando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a mover-se.
- Assistência à condução em grupo (GRA – Group ride assist)
- Conduzir em grupo em formação escalonada é popular entre os motociclistas, embora possa ser desafiante com o ACC, uma vez que a função espera que as motos à frente estejam no meio da faixa. O GRA é uma adição útil ao ACC; utilizando um algoritmo, deteta quando um grupo está a conduzir em formação escalonada e regula a velocidade para manter automaticamente a mesma distância em relação às motos da frente. Desta forma, a função ajuda os motociclistas a alcançar uma formação de grupo natural. Quando não estão a conduzir em grupo, o sistema GRA funciona da mesma forma que o ACC.
- Assistência à distância de condução (RDA – Riding distance assist)
- Quando o tráfego flui de forma suave e o RDA está ativado, este ajuda a manter uma distância apropriada em relação aos veículos à frente, prevenindo assim colisões traseiras. Com o ACC, é necessário definir uma velocidade desejada; mas quando o RDA está ativado, a motocicleta pode ser controlada normalmente através do punho do acelerador. Durante a condução, o sistema reduz automaticamente a aceleração do veículo ou aplica os travões conforme necessário. Os motociclistas podem definir a distância desejada em relação ao veículo da frente antecipadamente. Se assim o desejarem, podem também utilizar um interruptor para desativar a função ou aplicar o acelerador para anular a desaceleração gerada pelo sistema RDA. Isto permite que a função se integre de forma natural e confortável no fluxo dinâmico da condução.
- Assistência à travagem de emergência (EBA – Emergency brake assist)
- Situações perigosas na estrada exigem não apenas uma resposta rápida, mas, em muitos casos, uma travagem de emergência. Cada segundo conta na prevenção de colisões e no evitar de consequências potencialmente graves. O EBA é ativado quando o sistema deteta um risco de colisão e o motociclista não trava com força suficiente. Nesse caso, a função aumenta ativamente a pressão dos travões das rodas para reduzir a velocidade da moto o mais rapidamente possível.
- Aviso de distância traseira (RDW – Rear distance warning)
- Mesmo num carro, pode ser difícil manter um olho constante no tráfego que se aproxima por trás; mas numa motocicleta, isso requer um nível extra de concentração.
- O RDW monitoriza a situação atrás do motociclista e pisca um aviso no ecrã se outro veículo se aproximar demasiado. Com base neste aviso, o motociclista pode tomar medidas para prevenir uma colisão traseira.
- Aviso de colisão traseira (RCW – Rear collision warning)
- O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta quando uma colisão traseira é iminente, por exemplo, ativando as luzes de emergência. Desta forma, a função protege os motociclistas de acidentes causados por travagens inesperadas ou por um veículo que não os vê – seja quando estão parados em semáforos, presos num engarrafamento ou a circular em tráfego livre.