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Novo sistema de assistência Bosch baseado no sensor radar utilizado pela primeira vez pela KTM

Novo sistema de assistência Bosch baseado no sensor radar utilizado pela primeira vez pela KTM
Segurança em duas rodas desenvolvida por motociclistas para motociclistas

  • Seis novas funcionalidades de conveniência e segurança da Bosch baseadas no sensor radar agora disponíveis em todo o mundo.
  • Nova geração de funções de assistência ao condutor com radar frontal utilizado pela primeira vez pela KTM.
  • Bosch Accident Research estima que as funções de assistência podem prevenir até um em cada seis acidentes de motocicleta apenas nas estradas alemãs.

in Bosch, 25-09-2024


Graças à Bosch, os motociclistas podem agora sentir-se ainda mais seguros enquanto conduzem: a empresa de tecnologia apresentou seis novos sistemas de assistência baseados no sensor radar, cinco deles inéditos. De acordo com a Bosch Accident Research, estes sistemas podem ajudar a prevenir não apenas um em cada sete, como os sistemas anteriores, mas até um em cada seis acidentes nas estradas alemãs. A Bosch já revolucionou o mercado de motocicletas em 2020 com as funções de suporte para motociclistas. Das seis novas funções de assistência, quatro serão apresentadas num novo modelo do principal fabricante europeu de motocicletas, a KTM, em novembro de 2024 e deverão entrar em produção em 2025.

“O objetivo declarado da Bosch é tornar a motocicleta ainda mais segura e confortável, empregando tecnologias inovadoras – sem diminuir o prazer de pilotar”, afirma Geoff Liersch, responsável de Duas Rodas e Powersports da Bosch. “As novas funções marcam mais um passo nessa direção, e estamos felizes em ter a KTM como cliente”.

O fabricante incorporará as quatro funções de assistência ao condutor da Bosch que utilizam radar frontal. Esta não é a primeira vez que a Bosch e a KTM trabalham juntas: em 2013, as duas empresas colaboraram no lançamento bem-sucedido do sistema de controlo de estabilidade de motocicletas MSC.

“Estamos muito satisfeitos com a longa relação de colaboração entre as nossas equipas de desenvolvimento, e estamos empolgados que a KTM seja a primeira a colocar estas novas funções em uso”, refere Stefan Haist, Líder do Sistema de Controlo de Chassi da KTM – Desenvolvimento de Estrada.

Estas novas funções complementam o portefólio mundial de sistemas de assistência baseados no sensor radar da Bosch, expandindo assim o ‘mundo sensorial’ da motocicleta. Para além das funcionalidades básicas de segurança, está a ser dada uma importância crescente a funcionalidades de conveniência e experiência que se concentram na motocicleta e consideram situações reais de condução – funções que garantem não só segurança e conveniência, mas também um prazer de condução incomparável.

Sistemas de assistência da Bosch oferecem mais apoio sobre duas rodas

  • Cruise control adaptativo – stop and go (ACC S&G)
    • Para as motos, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos. Os motociclistas têm de aplicar constantemente a embraiagem, usar os travões e depois começar a mover-se novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o cruise control adaptativo ACC em 2020. Uma vez que a velocidade desejada foi definida, este sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo de tráfego, mantendo a distância segura necessária em relação ao veículo da frente. A Bosch eleva agora essa tecnologia a um outro nível para oferecer maior conforto na pilotagem com a nova função ACC S&G, que pode trazer a motocicleta a uma imobilização controlada para apoiar o motociclista. Isso funciona melhor com uma transmissão automática, como a que é usada na nova moto da KTM, que será a primeira a incorporar essa nova função. Se a motocicleta parar, os motociclistas não precisam de usar a embraiagem; podem colocar a moto em movimento ao pressionar simplesmente um botão ou acionando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a mover-se.
  • Assistência à condução em grupo (GRA – Group ride assist)
    • Conduzir em grupo em formação escalonada é popular entre os motociclistas, embora possa ser desafiante com o ACC, uma vez que a função espera que as motos à frente estejam no meio da faixa. O GRA é uma adição útil ao ACC; utilizando um algoritmo, deteta quando um grupo está a conduzir em formação escalonada e regula a velocidade para manter automaticamente a mesma distância em relação às motos da frente. Desta forma, a função ajuda os motociclistas a alcançar uma formação de grupo natural. Quando não estão a conduzir em grupo, o sistema GRA funciona da mesma forma que o ACC.
  • Assistência à distância de condução (RDA – Riding distance assist)
    • Quando o tráfego flui de forma suave e o RDA está ativado, este ajuda a manter uma distância apropriada em relação aos veículos à frente, prevenindo assim colisões traseiras. Com o ACC, é necessário definir uma velocidade desejada; mas quando o RDA está ativado, a motocicleta pode ser controlada normalmente através do punho do acelerador. Durante a condução, o sistema reduz automaticamente a aceleração do veículo ou aplica os travões conforme necessário. Os motociclistas podem definir a distância desejada em relação ao veículo da frente antecipadamente. Se assim o desejarem, podem também utilizar um interruptor para desativar a função ou aplicar o acelerador para anular a desaceleração gerada pelo sistema RDA. Isto permite que a função se integre de forma natural e confortável no fluxo dinâmico da condução.
  • Assistência à travagem de emergência (EBA – Emergency brake assist)
    • Situações perigosas na estrada exigem não apenas uma resposta rápida, mas, em muitos casos, uma travagem de emergência. Cada segundo conta na prevenção de colisões e no evitar de consequências potencialmente graves. O EBA é ativado quando o sistema deteta um risco de colisão e o motociclista não trava com força suficiente. Nesse caso, a função aumenta ativamente a pressão dos travões das rodas para reduzir a velocidade da moto o mais rapidamente possível.
  • Aviso de distância traseira (RDW – Rear distance warning)
    • Mesmo num carro, pode ser difícil manter um olho constante no tráfego que se aproxima por trás; mas numa motocicleta, isso requer um nível extra de concentração.
    • O RDW monitoriza a situação atrás do motociclista e pisca um aviso no ecrã se outro veículo se aproximar demasiado. Com base neste aviso, o motociclista pode tomar medidas para prevenir uma colisão traseira.
  • Aviso de colisão traseira (RCW – Rear collision warning)
    • O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta quando uma colisão traseira é iminente, por exemplo, ativando as luzes de emergência. Desta forma, a função protege os motociclistas de acidentes causados por travagens inesperadas ou por um veículo que não os vê – seja quando estão parados em semáforos, presos num engarrafamento ou a circular em tráfego livre.

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