Skip to main content

MOTOFIL – Tecnologia à conquista do mercado externo

O investimento em inovação e novas tecnologias tem sido o grande impulsionador do crescimento do grupo Motofil e consequente alargamento das suas áreas de negócio.

in AICEP, 19-03-2015

O Grupo exporta atualmente para 34 países e aposta numa estratégia de internacionalização que passa pela abertura de delegações comerciais e constituição de parcerias num conjunto de mercados-alvo.

O objetivo é continuar a crescer através da criação de novas unidades industriais e, assim, prosseguir a sua expansão no mercado internacional.

Fundada em 1981, a Motofil iniciou a sua atividade especializando-se na fabricação de motores elétricos, fio esmaltado e equipamentos de soldadura. A procura contínua de vantagens competitivas conduziu a Motofil ao investimento em novas tecnologias para otimização dos processos de fabrico, nomeadamente na área da robótica industrial.

Na década de 90 a Motofil adquiriu três sociedades ligadas ao seu ramo de atividade. Com a aquisição da Motofil Ibérica em 2004 deu-se o primeiro passo rumo à internacionalização, sendo também nesse ano que a empresa muda as suas instalações para Ílhavo, Aveiro.

Em 2009 o grupo investiu em quatro novas fábricas e avançou com um forte plano de investimentos até 2013, ano em que alargou as suas competências à indústria aeronáutica com o fabrico de gabaritos para a montagem de aviões e moldes de compósito, criando assim a Motofil Aeronáutica.

O Grupo avançou para a exportação a nível global em 2008, estando hoje presente em 34 países. O CEO da Motofil, João Carlos Novo, adianta que, para este ano, as perspetivas apontam para uma taxa de crescimento superior a 30 por cento na exportação/internacionalização.

A abordagem aos mercados externos é efetuada com recurso a uma rede de parceiros e/ou abertura de delegações comerciais, tendo como principais mercados-alvo países como o Brasil, México, Colômbia, EUA e Canadá e ainda a Malásia.

Refira-se que em 2014, no âmbito da sua estratégia de internacionalização, a Motofil criou uma delegação comercial em Querétaro, no México, e estabeleceu uma parceria em Michigan, nos EUA. Por cá, o Grupo irá inaugurar, ainda no primeiro trimestre deste ano, uma nova unidade de produção de fio de soldadura.

Segundo a mesma fonte, a Motofil tem por objetivo consolidar a sua presença nos mercados externos, fornecendo soluções globais aos seus parceiros de negócios, permitindo aumentar a sua produtividade, performance e eficácia.

“A inovação aliada à qualidade são os aspetos que permitem aliarmo-nos aos principais ‘players’ dos exigentes setores automóvel e aeronáutico”, defende o CEO do grupo Motofil, acrescentando que “para garantir o sucesso dos nossos clientes participamos nas diversas fases de negócio, desde a produção industrial à reengenharia do produto”.

O grupo tem os seus principais clientes nas áreas de fabricação de componentes/subconjuntos para a indústria automóvel, mobiliário metálico e hospitalar, equipamentos para a construção civil, equipamentos e alfaias agrícolas, construções metálicas, equipamentos de transporte rodoviário e ferroviário; e outras indústrias onde os processos produtivos exigem, cada vez mais, a inclusão de aplicações robotizadas. As empresas Magna, Gestamp, Caterpillar, Schuler, Epedal, Ciclofapril e Veneporte encontram-se entre os principais clientes do Grupo.

O principal objetivo da empresa é alcançar maior produtividade com menores custos, o que poderá revelar-se uma mais-valia para os clientes que assim ficam mais competitivos, explica João Carlos Novo, adiantado que tem sido feita uma forte aposta na formação personalizada de equipas de clientes no centro de formação e investigação da Motofil, garantindo dessa forma uma assistência técnica mais eficaz.

O mesmo responsável reforça que a Motofil dispõe de uma equipa técnica comercial e de assistência pós venda com pessoal altamente qualificado, responsável respetivamente pelo desenvolvimento de projetos e sua fabricação, comercialização de produtos/equipamentos e prestação de um serviço de apoio constante aos nossos clientes.

“O sucesso do grupo Motofil deve-se ao facto de fabricarmos equipamentos especiais, feitos à medida do cliente, com uma equipa de técnicos altamente qualificados”, acrescenta o CEO do Grupo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.