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Metas para atingir neutralidade carbónica são “oportunidade” para relançar indústria automóvel

Membros do consórcio Be.Neutral discutiram o futuro da indústria automóvel em Portugal e traçaram soluções para aumentar a competitividade do setor na Europa. Na iniciativa enquadrada no Demo Day Be.Neutral, em Guimarães, as metas traçadas para atingir a neutralidade carbónica foram encaradas como uma “oportunidade”.

in Diário de Notícias, 25-11-2024


O futuro da indústria automóvel em Portugal e na Europa foi o mote para o debate “Portugal na construção de uma nova indústria automóvel”, tendo por base o relatório Draghi que se enquadra com os objetivos da Be.Neutral. Numa altura em que a Europa perde competitividade no setor face à China e aos Estados Unidos, a necessidade de integrar políticas industriais e sustentáveis e encarar as metas desenhadas para atingir a neutralidade carbónica como uma oportunidade foram alguns dos temas em cima da mesa.

É o exemplo e o objetivo é que seja replicado. O cluster automóvel criado por oito cidades do Norte, em conjunto com um consórcio de 44 entidades científicas, tecnológicas e empresariais, no âmbito da Agenda Be.Natural do PRR, é a “plataforma que pode ajudar a acelerar o caminho para a neutralidade carbónica das cidades”, começou por destacar Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, que vê nestas metas uma “oportunidade” para que a Europa agilize a sua produção industrial. Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, também foi perentória na necessidade de apostar numa industrialização limpa da Europa. “Temos que ser pioneiros. Temos conhecimento, capacidade de aplicar conhecimento à tecnologia e tradição de fazer bem. Neste momento temos capacidade para liderar uma agenda. A indústria como a que até agora temos tem os dias contados e é insustentável”, defendeu.

Também António Cunha, presidente da CCDR do Norte, lançou o repto para uma economia “mais dinâmica e agressiva” na Europa, lamentando que o “tempo das decisões” continue a ser por tradição “demorado”. Questionado sobre se acabou o tempo de políticas industriais cautelosas, Paulo Dimas, coordenador do Centro para a Inteligência Artificial Responsável, sugeriu que a “iniciativa deve estar centrada no produto”, com a necessidade de a “indústria a lançar desafios a sério”.

O papel de Portugal nos automóveis de futuro

Esses desafios estão demonstrados no cluster criado a Norte, com um número diversificado de empresas, que se propõe a criar 700 milhões de euros de riqueza e 2200 empregos. O investimento ronda os 220 milhões de euros, 80% do qual financiado pelo PRR. E como é que possível o financiamento desses projetos inovadores que façam progredir as soluções de uma escala regional para um nível mundial? Jorge Portugal, diretor geral da COTEC, fala na necessidade de atrair capital de risco, sendo para isso necessário testar o “conceito numa região” que ajude à “internacionalização do projeto”. Antes, na abertura da sessão, Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, já tinha apontado a cidade de Guimarães como o território ideal para levar a cabo estes testes.

Já Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, reconheceu que há “sinais de perda de competitividade evidente” na Europa quando se fala do setor automóvel. “Estamos a colocar em risco o emprego de 14 milhões de europeus”, apontou, notando a importância de investir em mais em investigação e inovação para “inverter este ciclo de degradação do setor automóvel”. Por isso, elogiou as agendas mobilizadoras, como a Agenda Be.Neutral, nomeadamente para estreitar o caminho “entre uma ideia em concretização”. “Com a produção e valorização do lítio, Portugal pode ser um país de relevo nos automóveis de futuro”, defendeu.

O debate “Portugal na construção de uma nova indústria automóvel na Europa” decorreu no âmbito do Demo Day Be.Neutral, no Museu do Design, em Guimarães. Além deste, Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Braga, Oliveira de Azeméis e Vila Nova de Famalicão são os municípios que integram a agenda Be.Neutral.

 

 


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