Skip to main content

Melhores Empresas para Trabalhar – OKE TILLNER Perfis

Surpresas ao ar livre

Apostada em reter os seus colaboradores, a unidade industrial de Abrantes investe no bem-estar das suas pessoas, oferecendo-lhe diversos mimos ao longo do ano

in Revista EXAME, texto por Helena C. Peralta, Novembro 2019


“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas sim por uma equipa.” A citação, atribuída a Steve Jobs, o falecido fundador da Apple, está escrita à entrada da unidade industrial OKE Tillner-Perfis, para relembrar diariamente a quem entra que todos são peças fundamentais nesta engrenagem a que chamam empresa. Sónia Ferreira, diretora-executiva da filial do grupo alemão OKE, que detém 16 empresas em todo o mundo e cerca de 2100 trabalhadores, está empenhada em investir continuamente na melhoria do clima organizacional, procurando manter em alta o grau de compromisso da equipa. Esta multinacional, que se instalou em Abrantes no ano 2000, produz componentes técnicos especializados para a indústria automóvel, eletrónica e mobiliário, sendo que a unidade portuguesa fabrica perfis e peças de plástico destinadas à casa-mãe.

Instalada numa das zonas mais quentes do País, no distrito de Santarém, seria um desperdício não aproveitar o bom tempo ao ar livre. Foi por isso que a direção avançou, este ano, com a criação de um espaço de lazer exterior, com mesa de madeira, sofás e pufes, onde a equipa, de 69 pessoas, pode relaxar nas horas de pausa, no almoço ou entre turnos. “Este verão fizemos naquele espaço um evento-surpresa muito apreciado. Trouxemos um food truck e durante o decorrer do dia todos os trabalhadores puderam desfrutar de hambúrgueres, crepes, baguetes, ao ar livre”, recorda Sónia Ferreira. Nesse mesmo local foi ainda promovido um workshop de alimentação saudável, no qual foram abordados temas como: o que é uma dieta saudável, como construir uma refeição sustentável, a pirâmide alimentar, entre outros.

PROMOVER A SAÚDE E A SUSTENTABILIDADE

Esta vertente pedagógica é, aliás, uma das apostas da empresa, que já promove há algum tempo a saúde e a sustentabilidade, através de semanas e dias temáticos. No Dia da Vitamina são servidos, gratuitamente, na copa, sumos naturais à escolha; no Dia da Fruta, há fruta disponível para todos; no Dia da Pizza, todos usufruem deste alimento, tal como acontece no Dia da Sopa e noutros idênticos. Além disso, há pão, manteiga, compota, chás e café disponíveis diariamente. Nas semanas temáticas já foi abordada a saúde, com terapia do riso, e este ano foi ainda desenvolvida a Semana EkoCriativa e a Semana da Qualidade. Ao abrigo da primeira, os colaboradores participaram num concurso de criatividade em que tinha de se recriar o logótipo da OKE da forma mais original possível.

Esta unidade industrial é também reconhecida por dar oportunidades de carreira aos seus colaboradores. Quando há necessidade de recrutar, abrem vagas internamente, comunicadas através da afixação ou da comunicação das próprias chefias, que inclusive podem detetar potenciais candidatos na sua equipa. Só contratam fora quando a vaga não conseguir ser preenchida com a “prata da casa”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.