Skip to main content

Melhores empresas para trabalhar em Portugal 2015 – OKE TILLNER Perfis (1º lugar – Indústria)

A OKE Tillner Perfis, associada da AFIA, foi eleita a 22ª melhor empresa para trabalhar em Portugal e ocupa a 1ª posição na indústria transformadora.

in Exame, por Helena C. Peralta, Fevereiro 2015

 https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2015/02/2015022316090000.jpg?resize=475%2C356

Desafio – Os trabalhadores apresentaram, de forma criativa, a contribuição do seu trabalho para o todo.
Foto: ALEXANDRE BORDALO

CULTURA ‘OKENIANA’
Nesta unidade industrial, todos se sentem envolvidos na cultura da empresa de melhoria contínua e de partilha

Na OKE Tillner Perfis, em Abrantes, filial do grupo alemão que produz componentes plásticos para a indústria automóvel, a melhoria é mesmo contínua. A empresa tem uma equipa inteiramente dedicada a este tema, o Grupo de Melhoria, daí que todos os anos a unidade industrial portuguesa procure inovar em todas as áreas da actividade.

No que aos recursos humanos diz respeito, surgiu, por sugestão deste grupo, um desafio intitulado O Meu Trabalho É Importante Porque… A finalidade da iniciativa era que todos os departamentos e secções da empresa apresentassem aos colegas o seu contributo para o todo e que o fizessem da maneira mais criativa que conseguissem. Entre abril e novembro do ano passado foram feitas 19 apresentações, qual delas a mais original, trabalhos estes que acabaram por ficar expostos na fábrica. Este grupo de colaboradores, transversais a vários departamentos, está encarregue de apresentar e recolher sugestões de melhoria, fazer a análise das mesmas e, sempre que se justifique, aplicá-las.

Para Elsa Matos, responsável de recursos humanos, o desafio atrás descrito foi mais uma das várias ações promovidas pela empresa que envolvem todos os colaboradores. Já em actividades anteriores a participação fora sempre total. A OKE Tillner mantém a realização anual de semanas temáticas, de que são exemplo a da Saúde, a da Qualidade, a Ambiental. Nesta última, os colaboradores e as suas famílias plantaram cerca de mil medronheiros em Vila de Rei, sendo certo que a responsabilidade social faz parte da cultura que os une.

Dias especiais

Para promover hábitos de vida saudável, a unidade de Abrantes institui dias específicos para determinados alimentos. Assim, foi criado o Dia da Sopa, o Dia da Fruta, o Dia da Vitamina e o dia da Gelatina, em que semanalmente a empresa disponibiliza de forma gratuita, na copa, cada um destes alimentos. Paralelamente, há pão e compota todos os dias para quem quiser usufruir. Aulas de ginástica nas instalações, tal como uma sala de ginásio com máquinas, exames médicos regulares e cadeira de massagens são apenas mais algumas das vantagens de ser ‘OKEniano’.

Como se estes mimos não chegassem, a empresa ainda oferece prendas de aniversário aos colaboradores, acompanhadas por um postal assinado, prendas de Natal para funcionários e filhos, bolsa escolar, bónus mensais de produtividade e bónus de gestão. Apostada na formação e no crescimento profissional das pessoas, a OKE Tillner Perfis é reconhecida por dar oportunidades de crescimento profissional, optando sempre por recrutamento interno antes de preencher uma vaga fora.


https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2015/02/2015022316090001.png?resize=475%2C150

https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2015/02/2015022316090002.png?resize=319%2C313

https://i1.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2015/02/2015022316090003.png?resize=319%2C295


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.