Skip to main content

MCG transportation: projetos de vanguarda e inovação

Em crescimento acelerado ao longo deste ano de 2018, a MCG transportationcontinua a levar a cabo projetos de topo no desenvolvimento de compósitos para interiores de comboios e autocarros, e também em projetos de soldadura certificada EN 15085-2 CL1 para diversos tipos de sistema, incluindo sistemas AVAC.

in MCG min for metal, 04-10-2018


Com uma equipa de engenharia dedicada a 100% a esta unidade de negócio, a MCG mind for metal consegue assim proporcionar a clientes de todo o mundo uma abordagem “chave-na-mão” na produção e aplicações em paredes, tetos e pisos de equipamentos de transporte, apresentando já um extenso portfólio em fabrico metálico, compósitos e tecnologias de união.

 

Fique a conhecer já a seguir os principais projetos saídos recentemente (ou em desenvolvimento) da unidade de negócio MCG transportation. Confira ainda os recentes projetos MCG transportation que a empresa mostrou na participação em setembro na InnoTrans 2018, a maior feira da indústria dos transportes: os novos pisos para interiores de comboios e autocarros em destaque no evento.

 

Solução completa de pisos para comboios RER Alstom

O desafio era simples: desenvolver o conceito por completo e produzir um novo piso não aquecido para instalação nos novos comboios regionais que a Alstom está a produzir (em parceria com a Bombardier) para a SNCF, o maior operador ferroviário francês e um dos maiores da Europa. E o objetivo principal foi alcançado: produzir um piso leve, robusto, funcional e que é entregue em condições que reduzam o tempo e o grau de dificuldade na instalação e montagem.

 

A MCG mind for metal garante assim uma solução desenvolvida com base num material compósito que combina alumínio e cortiça, totalmente plug and play, e que mostra as elevadas competências da equipa de R&D da unidade de negócio MCG transportation. Clique/toque na imagem abaixo para consultar o case study completo do projeto.

 

 

Sistema de piso aquecido inteligente made in MCG

Numa iniciativa de R&D em consórcio liderado pela MCG mind for metal e composto ainda pelas empresas Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials, o projeto CoMMUTe deu já origem a um protótipo de um piso aquecido modular e multifuncional para instalação no interior de comboios intercidades e regionais. Este sistema permite, acima de tudo, encurtar custos, já que a redução de  complexidade de montagem ao OEM reduz o leadtime de fabrico da carruagem de dois para três dias.

 

E os avanços tecnológicos são evidentes, pois o sistema apresenta recursos incorporados para aquecimento radiante e elementos vários de sensorização, conectados numa plataforma IoT. Fica assim criada a base para a recolha inteligente de dados, bem como para a adição de funcionalidades de segurança ativa e gestão de energia. Consulte o case study completo do projeto clicando/tocando na imagem abaixo.

 

 

Soldadura com certificação EN 15085

Uma das principais áreas especializadas da MCG transportation é a soldadura de estruturas e componentes com certificação de acordo com a norma EN 15085, com destaque para as estruturas soldadas de AVAC para sistemas ferroviários.

 

Os procedimentos e operadores desta atividade contam com a qualificação CL1, o nível de exigência mais exigente da especificação, e o resultado traduz-se em produtos de elevada qualidade, com foco nos processos e fluxos de produção tecnologicamente otimizados e numa gestão de projeto rigorosa. Verifique todos os pormenores clicando/tocando na imagem abaixo.

 

 

O banco para comboios perfeito desenvolvido pela MCG

ModSeat – Modular Light Rail Seat. É esta a designação oficial de um banco ferroviário inovador, modular, versátil e customizável, desenvolvido com base em novos processos e materiais. E a responsável pelo desenvolvimento inovador deste banco para comboios da classe regional/intercidades é a MCG mind for metal, pela “mão” da unidade e negócio MCG transportation.

 

O consórcio ModSeat é composto pela MCG e por outras quatro entidades com igual importância em mais um projeto de R&D: o Instituto Superior Técnico, a Almadesign, empresa na área do design industrial, a SETsa – Sociedade de Engenharia e Transformação S.A e a ERT. O consórcio marcou inclusive presença na InnoTrans 2018, a maior feira de equipamentos de transporte mundial que decorreu na Alemanha em setembro. Saiba mais sobre o projeto ModSeat clicando/tocando na imagem abaixo.

 

 

Acompanhe a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn para ficar a saber mais sobre todos os projetos que a empresa desenvolve no âmbito da área de negócio MCG transportaton. Clique/toque na imagem abaixo para receber mais informação e/ou ser contactado pela nossa equipa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.