Skip to main content

Mahindra à beira de comprar Pininfarina

A construtora indiana deverá assegurar a aquisição da empresa de design automóvel italiana

in Dinheiro Vivo, 16-04-2015

A construtora automóvel Mahindra está prestes a assegurar a compra da empresa de design automóvel italiana Pininfarina. As negociações estão numa fase muito avançada, adianta a Bloomberg esta quinta-feira, citado fontes ligadas à operação.

A compra deverá ser anunciada na próxima semana. Em causa poderá estar a mudança de donos da empresa responsável, por exemplo, pelo desenho de veículos históricos como o Ferrari 250 GT ou o Alfa Romeo Giulietta Spider, ambos dos anos 50.

Nos últimos anos, lembra a agência, a Pininfarina tem sofrido prejuízos, o que levou mesmo a uma reestruturação da dívida da marca em 2012. O maior acionista, a Pincar, que atualmente detém três quartos da empresa de design, deverá aprovar a venda ao grupo indiano. Os credores também terão uma palavra a dizer: no âmbito da reestruturação da dívida, como as ações foram entregues como garantia aos bancos, podem contrariar a posição do acionista maioritário.

A Mahindra & Mahindra é a empresa do setor automóvel do conglomerado indiano Mahindra. Desde 2011 é a acionista maioritária da construtora sul-coreana SsangYong e desde 2014 tem 51% das ações da unidade de duas rodas da Peugeot (Peugeot Motorcycles).

A saída de donos italianos da Pininfarina, a confirmar-se, deverá representar mais uma compra de uma empresa transalpina por acionistas estrangeiros. Em março, a ChemChina comprou a fabricante de pneus Pirelli, por 7,1 mil milhões de euros. Nos últimos meses também passaram para donos chineses empresas com a Ferreti, uma marca de iates, da Ansaldo e de duas elétricas, a Terna e a Snam.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.