Skip to main content

Luís Febra, Administrador do Grupo Socem | “Procuramos ver o mundo com os olhos dos nossos clientes”

Fundada em 1986 por cinco amigos com uma abordagem pioneira de zero investimento inicial, a Socem ED cresceu de um pequeno grupo de empreendedores para um gigante global na fabricação de moldes e engenharia. Apostando em tecnologias de ponta e parcerias estratégicas, Luís Febra, administrador do grupo, defende que a empresa destaca-se pela sustentabilidade e inovação, atendendo aos mercados internacionais com soluções diferenciadoras e de alto valor.

in Revista “QI —Qualidade & Inovação”, encartada no Jornal “DN – Diário de Notícias”


APRESENTE-NOS A HISTÓRIA DO GRUPO SOCEM E COMO FOI EVOLUINDO AO LONGO DOS ANOS.

Criada por uma equipa de 5 amigos em 1986, a Socem iniciou a sua atividade de uma forma muito inovadora: zero investimento inicial, executando a força de trabalho dos seus fundadores. É isso mesmo, alugamos todos os equipamentos necessários para fabricar moldes c igualmente alugamos as instalações.

Com esta orientação estratégica, permitimo-nos aprender a ser empresários com um reduzido risco, no caso do projeto Socem ser bafejado pelo insucesso.

Muito cedo apercebemo-nos que ser mais um seria insustentável a prazo, dessa forma, ao investir-mos nos nossos ativos, precisávamos fazê-lo para um nível de diferenciação face à concorrência,
adquirimos muito cedo o primeiro equipamento laser desenvolvido em Israel para podermos ajudar os nossos clientes a digitalizarem os seus produtos, através do processo de engenharia inversa.

Fruto do sucesso da nossa aposta, cresceu a necessidade de alargarmos a nossa oferta quer ao nível de serviços quer ao nível da proximidade, surgindo a necessidade de nos internacionalizarem um investimento direto, em 2001, no Brasil. Nesse mesmo ano fomos selecionados como parceiros do Tribunal eleitoral do Brasil para desenvolver, em parceria com a Unisys, a urna eletrónica de votação que vem sendo utilizada até hoje como solução para a votação nas eleições nacionais é locais,

Com a aprendizagem da experiência do Brasil, fomos alargando o nosso círculo de influência quer através de parcerias, que mantemos hoje ativas, na Turquia, nos Estados Unidos da América, na Inglaterra, na China e na África do Sul e mais recentemente com um novo investimento direto, em 2015, no México que numa primeira fase se dedicou ao serviço pós-venda e mais recentemente se dedica, tal como no Brasil, também ao fabrico de moldes.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SERVIÇOS PARA ATENDEREM ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES?

Desde o início da nossa atividade que nos focamos em servir os nossos clientes com soluções que cumprissem as suas necessidades c pudessem, sobretudo, acrescentar valor ao seu negócio, quer através de integração de novas tecnologias nos seus produtos, quer ao nível da intervenção nos seus processos produtivos, através de missões de produtividade.

Com base nessa política, desenvolvemos competências em praticamente toda a cadeia de valor do plástico. Desde a engenharia de produto, através da integração de novas soluções e novos materiais, passando pela prototipagem, o que fazemos desde 1994. Dois anos depois, em 1996, integramos a primeira máquina de impressão 3D no fabrico de moldes.

Servimos os nossos clientes com o desenvolvimento e produção de primeiros protótipos de engenharia, acompanhamos os mesmos com a fabricação de protótipos funcionais para testes de campo, servimos igualmente os nossos clientes com as primeiras séries de produção, fazemos estudos conceptuais e engenharia de moldes é automação.

Produzimos moldes para vários nichos de mercado, usando as mais variadas tecnologias, e servimos igualmente os nossos clientes com o produto final, efetuando montagem e despachando os mesmos nas “Gift Boxes” diretamente para as cadeias de distribuição.

 

QUAIS SÃO INICIATIVAS QUE A SOCEM ED TEM IMPLEMENTADO PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE?

A Socem é detentora do selo, “Reporting Pioneer” ESG e estamos desde a nossa génese focados numa cultura voltada para a sustentabilidade de forma muito transversal, reduzindo o nosso impacto de pegada ambiental ao mínimo possível,

Estamos muito focados na humanização das nossas empresas e na relação com os nossos parceiros, e somos igualmente muito conscientes na forma como lideramos e gerimos os nossos negócios, sempre apostados na melhoria continua e na simplicidade dos nossos processos.

Somos reconhecidos pela Ecovadis com a Medalha de Bronze, reconhecimento do compromisso continuo com a sustentabilidade empresarial.

 

DE QUE FORMA PROCURAM INTEGRAR TECNOLOGIAS INOVADORAS NO DESENVOLVIMENTO DOS MOLDES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA E REDUZIR DESPERDÍCIOS?

Faz parte do ADN da Socem uma cultura de inovação. Todos os anos integramos novas soluções nos nossos moldes e nos nossos processos de injeção.
Olhamos e observamos continuamente as necessidades e dor dos nossos clientes e trabalhamos arduamente na busca de soluções mais eficazes e mais confortáveis. Desenvolvemos e fabricamos hoje moldes que integram, o que eram vários processos antes, num só processo, como é exemplo a soldadura de peças dentro do próprio molde, evitando a necessidade de recorrer a tecnologias de ultrassons ou outras para o fazer, o que reduz muito significativamente o investimento ao mesmo tempo que reduz o risco de falhas. Ainda ao nível da inovação, integramos a capacidade de decorar peças em ciclo de injeção, com recurso a películas capacitivas, (IMD), sendo ainda hoje o único fabricante em Portugal a aplicar esta tecnologia, com domínio da engenharia de conceito, industrialização e integração da tecnologia.

 

TENDO EM CONTA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A SUSTENTABILIDADE, QUAIS SÃO OS OBJETIVOS FUTUROS DA SOCEM ED?

O Grupo Socem propõe-se ser cada vez mais um produtor de soluções globais, transformando conhecimento em valor para os nossos clientes, Mais do que orientar o nosso foco para a inovação tecnológica, procuramos ver o mundo com os olhos dos nossos clientes, fazendo das suas dores a base do nosso propósito e o motivo das nossas decisões.

 

https://socem.pt/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.