Skip to main content

Huf apresenta Phone as a Key

Chave digital para novos modelos de negócio: funções de segurança e conforto através do “Huf Phone as a Key”

in Huf, 24-02-2021


Os condutores podem agora usar uma chave digital para abrir e fechar as portas do carro e até mesmo ligar o motor. O que há de especial no “Huf Phone as a Key” é que os utilizadores não precisam mais ter o smartphone nas mãos. O pacote completo de soluções de hardware e software reconhece automaticamente a chave digital existente num smartphone, permitindo o acesso passivo ao veículo. O smartphone fica ainda mais em destaque, pois os condutores podem usá-lo para adicionar várias opções através de uma aplicação. Essas “Funções on demand” são integradas no telefone como uma chave e permitem que os fabricantes de automóveis acedam a novos modelos de negócio. Além disso, o sistema de telefone como chave pode ser adaptado para responder às necessidades individuais do cliente e, graças a uma unidade de controlo eletrónico compatível com o AUTOSAR, pode ser integrado virtualmente em qualquer arquitetura de veículos.

“Os fabricantes de automóveis têm requisitos muito particulares em relação ao sistema de autorização e acesso ao veículo. Isso não é surpreendente, dado o fato de que a experiência automóvel começa quando o condutor se aproxima do veículo”, disse Claus Vollmer, Head of the Business Unit Locking & Authorization da Huf. “A Huf é a especialista, quando se trata em proporcionar a referida experiência, mas também está a oferecer uma solução preparada para o futuro: “Phone as a Key”. O nosso sistema já permite a autorização passiva, a forma mais sofisticada de abrir, arrancar ou travar um veículo. Mas não é apenas em termos de autorização do condutor que o telefone como uma chave está a abrir novas oportunidades; os sensores extremamente precisos no sistema permitem recursos de conforto adicionais que os fabricantes de automóveis podem oferecer aos seus clientes, como por exemplo as “Funções on demand”. O “Phone as a Key” da Huf está a abrir caminho para modelos de negócio lucrativos para a mobilidade do futuro. ”

Telefone como chave oferece “Funções on demand” com base nas tecnologias sem fios BLE e UWB

No coração do “Phone as a Key” está um software inteligente que reúne dados do sensor e processa chaves digitais. A Huf também oferece uma unidade de controlo eletrónico que foi desenvolvida de acordo com o padrão AUTOSAR global, podendo ser integrada em qualquer arquitetura de veículos. Os vários sensores transformam o Phone as a Key num pacote completo e garantem uma comunicação fiável entre o carro e o smartphone. A opção por um pacote de sensores que inclui Bluetooth Low Energy (BLE) e Ultra Wide Band (UWB) abre novas áreas de negócio para os fabricantes de automóveis com as chamadas “Funções on demand”. A Huf usa os sensores UWB e BLE integrados no veículo não apenas para localizar o smartphone com precisão ao centímetro. Os sensores também podem reconhecer objetos, bem como pessoas e gestos. A Huf está a criar várias funções adicionais relacionadas com o conforto e personalização que os fabricantes de automóveis podem integrar nas suas opções de equipamentos ou disponibilizar aos seus clientes “Funções on demand” que podem ser adquiridas na aplicação.

O UWB também desempenha um papel na segurança: a partir de 2022, a deteção de crianças no interior do veículo (Child Presence Detection) será incluída no quadro de avaliação do teste de colisão Euro NCAP. A NHTSA, a agência federal americana para segurança rodoviária, também leva essa tecnologia em consideração ao conceder as suas cobiçadas estrelas de classificação de segurança. A deteção da presença de crianças pode ser realizada pelos sensores existentes no Phone as a Key da Huf. Ao contrário das “Funções on demand”, esta funcionalidade está incluída como padrão.

“O UWB permite um posicionamento extremamente preciso e aumenta consideravelmente o nível de proteção contra roubos. Com o UWB, os ataques aos sistema de acesso, em que os ladrões ampliam os sinais wireless para que possam abrir veículos, são coisa do passado”, afirma Jürgen Stadler, Head of Development na Business Unit Locking & Authorization da Huf. “Estamos empenhados a tornar o UWB num padrão, trabalhando com fabricantes de automóveis e gigantes da tecnologia como a Apple, a Samsung e a Google como membros do Car Connectivity Consortium. Já estamos a observar um excelente desempenho dos sensores compactos UWB nos nossos testes de avaliação em automóveis, disponíveis para clientes em todo o mundo. Atualmente, apenas os smartphones de última geração contam com UWB. O NFC, por outro lado, está amplamente disponível. É por isso que os fabricantes de automóveis estão a concentrar-se, para já, nesta tecnologia. Isso também significa que os cartões NFC ou chaves sem fios que são necessários para registar smartphones e smartwatches em veículos ainda estão “on demand”. Como especialistas em chaves sem fios e tecnologias NFC, também oferecemos excelentes soluções nesta área”, continua Stadler.

Liberkee: a chave digital não abre apenas as portas do carro

Em 1989, a Huf foi o primeiro fornecedor automóvel a introduzir uma chave sem fios num veículo de produção em série. Esta tecnologia inovadora fez a sua estreia no Mercedes SL (R129). No final da década de 90, a Huf aplicou o mesmo espírito pioneiro à autorização passiva do condutor e à tecnologia NFC, que foi instalada no puxador da Mercedes E-Class em 2016, permitindo que a porta do condutor fosse aberta através de um smartphone.
Desde 2013, a Huf oferece chaves digitais como solução para o aluguer de carros e veículos de frota. Com a sua mais recente inovação, a Liberkee, empresa subsidiária com o mesmo nome, está a dar um passo à frente. A equipa está atualmente a trabalhar para permitir que os utilizadores de smartphones façam a gestão das chaves digitais dos seus veículos, casas e até mesmo edifícios ou escritórios numa única aplicação. O sistema digital de autorização e acesso é baseado em métodos de criptografia assimétricos e pode ser combinado com praticamente todas as soluções de acessos comuns. As chaves digitais também podem ser partilhadas fora da aplicação, por Email, SMS ou WhatsApp. A função é então executada por meio de um link, sem a necessidade de instalar a aplicação Liberkee. O Liberkee funciona em todos os fabricantes e é a solução ideal para a mobilidade em rede do amanhã.

https://www.huf-group.com/en

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.