Skip to main content

Grupo SIMOLDES | Carreira de António Rodrigues reconhecida pela ANJE

O presidente da Simoldes, António da Silva Rodrigues, viu a sua longa carreira de empresário reconhecida pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

in Simoldes, 09-12-2019


O empresário recebeu o Prémio Carreira 2019 com que já foram laureadas personalidades como Belmiro de Azevedo, Salvador Caetano, Ludgero Marques, Rui Nabeiro, Artur Santos Silva, Francisco Balsemão, Américo Amorim e Paulo Nunes de Almeida, precisamente no momento em que o grupo que preside comemora 60 anos de vida.

A ANJE atribui, desde 1998, o Prémio do Jovem Empreendedor, galardão que distingue, apoia e promove projetos empresariais em fase inicial de desenvolvimento.

A startup Newton, responsável por uma inovadora solução de recrutamento através do chat do Messenger no Facebook, foi a grande vencedora do 21.º Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE, cuja cerimónia de entrega teve lugar a 28 de novembro no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

O artista urbano Vhils, o programa Mentes Empreendedoras, a empresa Mak Sense e o empreendedor Ricardo Santos Silva foram os vencedores nas categorias Cultura, Empreendedorismo Social, Exportador e Diáspora, respetivamente.

Prémio Carreira da ANJE reconhece percurso de excelência

No âmbito da mesma iniciativa é, também, atribuído o Prémio Carreira da ANJE, que enaltece o percurso de excelência de uma personalidade que pela sua ação enquanto empreendedor se distinguiu no mundo empresarial português.

O prémio foi entregue pela família de Paulo Nunes de Almeida, falecido este ano, também ele premiado com o prémio em 2017 e que a partir desta edição passou a dar o nome ao prestigiado prémio da ANJE.

Na cerimónia de entrega que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, no passado dia 28 de novembro, a ANJE destacou o longo percurso profissional desde que que, aos 14 anos, iniciou a sua atividade na indústria dos moldes ao serviço da Moldoplástico, ajudando a fundar em 1959 a Simoldes Aços e criando depois um grupo empresarial com empresas espalhadas por diversos continentes.

Um reconhecimento e uma distinção importantes

Na cerimónia, António Rodrigues começou por salientar a honra que sentia por receber um prémio com este prestígio.

“Trata-se de um reconhecimento e de uma distinção importantes pelo trabalho que ao longo de toda a minha vida tenho vindo a desenvolver em prole das empresas e associações empresariais que dirijo, dos meus colaboradores e trabalhadores e das suas famílias, da região de onde sou oriundo, Oliveira de Azeméis, e do meu país” disse na ocasião acrescentando que “tem sido um caminho muitas vezes árduo e difícil, com um enorme sacrifício pessoal e familiar, mas que tem valido a pena trilhar.”

Salientando que foi o “trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, missão e compromisso” que sempre nortearam a sua atuação, António Rodrigues acrescentou que o sucesso das suas empresas se deve ainda a dois fatores fundamentais: “a capacidade de arriscar, investindo em pessoas, competências, tecnologias e áreas de negócio em momentos de crise complicados” mas também ao “apoio e suporte permanentes de todas as equipas com quem tenho tido a honra de trabalhar ao longo da minha vida”.

Por isso, António Rodrigues não hesitou em dedicar o prémio que recebeu “aos colaboradores e funcionários e respetivas famílias”.

“Podemos investir muito em tecnologias, inovação e internacionalização, mas – concluiu – se não tivermos as pessoas connosco, motivadas, dedicadas e comprometidas, enquanto família, no centro deste processo de desenvolvimento, nunca atingiremos o que nos propomos”.

Em reconhecimento da sua atividade empresarial António da Silva Rodrigues tem recebido diversos prémios e condecorações como por exemplo as comendas de mérito industrial que recebeu, em 1995 e em 2006, e que que lhe foram entregues pelos presidentes da República, Mário Soares e Jorge Sampaio, respetivamente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.