Governo aprova investimento de 57 milhões de euros para as fábricas da Renault e da PSA

in Jornal de Negócios, 09/05/2018


O Governo aprovou o investimento de 57 milhões de euros nas fábricas portuguesas da Renault e da PSA. A fábrica da Renault em Cacia vai receber a maior fatia: 47,9 milhões de euros. Este dinheiro destina-se à fabricação das novas caixas de velocidades que vão sair da fábrica da marca francesa no distrito de Aveiro: a TX26 e a TX30.

Este investimento que prevê a criação de 10 novos postos de trabalho foi aprovado em Abril pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e foi publicado em Diário da República esta quarta-feira, 9 de Maio.

Além deste investimento, o Governo também aprovou 9,2 milhões de euros para a fábrica da PSA em Mangualde que vão servir para criar 18 novos postos de trabalho entre 2018 e 2021.

Este dinheiro vai servir para “desenvolver soluções tecnológicas” a “fim de promover a eficiência e a flexibilidade dos processos produtivos”.  Deste modo, a fábrica da Peugeot Citröen em Portugal espera ter “incrementos de produtividade e de automotização, a nível operacional”.

Este projecto conhecido por Indtech 4.0 envolve, além da PSA, a Universidade do Porto, a da Beira Interior, a Motofil – Robotics, a Rari, a Nedadvance – Machine Vision, a Critical Manufacturing e a Active Space Technologies.

O Governo também aprovou 9,6 milhões de euros para a Vision Box, empresa portuguesa que desenvolve soluções tecnológicas de segurança e identificação para aeroportos, o que deverá permitir criar 219 postos de trabalho até 2020.

Este dinheiro vai servir para a Vision Box “alargar o seu mercado alvo, através da transposição dos seus produtos e serviços para o sector do turismo, fortemente transacionável e internacionalizável, dotando assim esse sector de uma tecnologia ainda pouco divulgada no seu âmbito”, segundo o despacho do Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *