Águeda vai receber um novo investimento com a instalação de um dos 50 maiores fabricantes mundiais de componentes automóveis no concelho. O investimento total é de 180 milhões de euros.
in Executive Digest, 12-12-2023
A estatal chinesa CITIC vai instalar uma fábrica de componentes automóveis no Parque Empresarial do Casarão, em Águeda. A Assembleia Municipal aprovou, por maioria, na semana passada, uma proposta camarária para ‘Reconhecimento de Interesse Público’, venda de terrenos e ‘Memorando de entendimento’ no âmbito do investimento a realizar por este grupo.
O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, sublinhou que o concelho foi escolhido após uma seleção que, na ponta final, depois de analisadas localizações em outros países, incluía, em alternativa, uma localidade espanhola.
De acordo com o ‘Notícias de Aveiro’, a filial, que terá sede em Águeda, aceitou comprar os terrenos municipais a 10 euros por metro quadrado, encaixando 1,5 milhões de euros. Quando a segunda fase do projeto estiver concluída, a empresa vai ocupar 150 mil metros quadrados.
A mesma fonte adianta que a instalação da gigante multinacional em Águeda vai gerar entre 500 a 600 postos de trabalho na região.
Já na imprensa espanhola, o jornal ‘Faro de Vigo’ diz que “Portugal arrebata fábrica de 180 milhões e 600 empregos à Galiza”.