Skip to main content

FAURECIA Um crescimento sólido em Portugal

Presente em Portugal desde 1951, a Faurecia emprega quatro mil pessoas nas suas seis fábricas no nosso país. Atualmente exporta mais de 90 por cento da sua produção.

in Portugalglobal nº 87, 30-05-2016

https://i2.wp.com/afia.pt/wp-content/uploads/2016/05/201505300015.png?resize=410%2C381

A Faurecia Portugal, que faz parte da multinacional francesa Faurecia, fornece diversas marcas reconhecidas como a Mercedes, Jaguar, Land Rover, Skoda, Daimler, RSA, PSA Peugeot- Citroën, General Motors, Renault-Nissan, Volkswagen, Citroën e Seat.

As suas principais áreas de negócio são a produção de assentos de automóveis nas duas fábricas de São João da Madeira, na fábrica de Nelas e na fábrica de Vouzela; as tecnologias de controlo de emissões, na fábrica de Bragança; e os sistemas de interior, na fábrica de Palmela.

No ano de 2015, as fábricas da empresa em Portugal totalizaram uma faturação de mais de 967 milhões de euros (não incluindo joint-ventures), registando um aumento de 46 por cento em relação a 2014. Este volume de vendas representa 4,7 por cento das vendas do grupo em todo o mundo.

O principal mercado de exportação do grupo Faurecia, um dos maiores produtores mundiais de componentes automóveis, é a Europa, que representa 56 por cento da faturação, seguindo- se a América do Norte com 25 por cento, a Ásia com 14 por cento e a América do Sul e o resto do mundo com 5 por cento. Em todo o mundo, o grupo Faurecia emprega mais de cem mil colaboradores.

O grupo Faurecia anunciou, em 2015, uma nova fase do seu desenvolvimento em Portugal com a extensão da unidade industrial de tecnologias de controlo de emissões em Bragança, através da construção de um novo edifício de produção com uma superfície total de 10 mil metros quadrados. Para responder aos novos projetos serão criados cerca de 300 novos postos de trabalho até 2019.

A empresa tem ainda em Portugal um centro de serviços partilhados, sedeado em São João da Madeira, que integra os serviços de sistemas de informática, incluindo o departamento de helpdesk, que dá suporte técnico a 12 países diferentes: Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai, Itália, França, Tunísia, Marrocos, Bélgica, Luxemburgo e África do Sul.

Integra ainda funções na área de segurança IT, infraestruturas windows, entre outras, que prestam suporte a nível mundial. Abrange também os serviços de recursos humanos para as suas fábricas em Portugal e de contabilidade e serviços conexos para países como: Portugal, França, Tunísia, Marrocos, Reino Unido e Luxemburgo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.